Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades quimiopreventivas de extratos de mirtilos, jabuticabas e canela isolados ou combinados com probióticos

Processo: 18/05315-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carmen Sílvia Fávaro Trindade
Beneficiário:Augusto Tasch Holkem
Supervisor no Exterior: Monique Lacroix
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa : Institut National de la Recherche Scientifique (INRS), Canadá  
Vinculado à bolsa:15/19375-0 - Coencapsulação dos probióticos e extrato rico em proantocianidinas obtido da canela (Cinnamomum zeylanicum Blume), BP.DR
Assunto(s):Neoplasias colorretais   Compostos fenólicos   Probióticos   Microencapsulação

Resumo

O câncer colorretal (CRC) é um dos tipos mais frequentes na população mundial. O aumento no desenvolvimento desta doença é principalmente devido a hábitos alimentares. A evidência mostra que a composição da microbiota intestinal pode estar associada ao desenvolvimento de CRC e outras disbioses. A modulação do intestino por probióticos e compostos fenólicos isolados ou em combinação poderá influenciar positivamente o sistema imunológico sendo benéfica na preservação de CRC. A associação de probióticos e fenólicos apresenta grande potencial, já que alguns estudos sugerem que existe uma sinergia entre eles. O objetivo deste projeto será investigar o efeito quimioprotetor de extratos de mirtilos, jabuticabas e canela isolados ou em conjunto com probióticos contra desenvolvimento de células de CRC. O projeto será realizado com ensaios antiproliferativos, apoptose, anti-radical e quinona redutase. Nenhuma pesquisa abordando os efeitos quimiopreventivos desses extratos juntamente com probióticos em células CRC foi encontrada na literatura, o que nos permite intuir que esta é uma proposta inovadora.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, MARLUCI P.; THOMAZINI, MARCELO; HOLKEM, AUGUSTO T.; PINHO, LORENA S.; GENOVESE, MARIA I.; FAVARO-TRINDADE, CARMEN S. Production and characterization of solid lipid microparticles loaded with guarana (Paullinia cupana) seed extract. Food Research International, v. 123, p. 144-152, SEP 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.