Busca avançada
Ano de início
Entree

Brasileiros na Espanha: usos de mídias digitais e narrativas sobre migração e identidades (trans) nacionais em contextos de crise econômico-política

Processo: 18/02581-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de outubro de 2018
Vigência (Término): 14 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Denise Maria Cogo
Beneficiário:Denise Maria Cogo
Anfitrião: Amparo Huertas Bailén
Instituição-sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha  
Assunto(s):Mídia digital   Transnacionalismo   Migração humana   Brasil   Espanha

Resumo

O plano de trabalho proposto está centrado no desenvolvimento de um projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar as narrativas sobre mobilidade produzidas e compartilhadas em espaços de mídias digitais por brasileiros que migraram para Barcelona (Catalunha- Espanha) a partir de 2014, buscando identificar, nessas narrativas, as vinculações entre suas experiências migratórias e os atuais cenários de crise política e econômica brasileiras e catalã/espanholas na reconfiguração de seus imaginários (trans) nacionais sobre Brasil-Espanha/Catalunha como contextos de emigração/imigração. A metodologia, de caráter qualitativo, abrange três procedimentos: (1) pesquisa bibliográfica e documental, (2) mapeamento, observação e coleta de um conjunto de narrativas produzidas e compartilhadas na plataforma de rede social Facebook por imigrantes brasileiros que, a partir de 2014, emigraram para cidade de Barcelona e (3) de quatro entrevistas semi-dirigidas com administradores e/ou participantes ativos dos grupos e perfis do Facebook. O referencial teórico abrange as interfaces entre comunicação, mídias digitais e migrações transnacionais a partir de autores. Além do desenvolvimento da pesquisa, o plano de trabalho no exterior, a ser desenvolvido no Instituto de la Comunicación da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), contempla também a realização de seminário docente "Métodos de Pesquisa em Comunicação e Consumo: perspectivas latino-americanas", a ser ministrado no âmbito da disciplina Métodos de Pesquisa em Comunicação no Curso de Graduação em Comunicação Audiovisual da UAB; a realização de reuniões de trabalho para elaboração de projeto de pesquisa internacional; visitas a organizações e coletivos migratórios que desenvolvem projetos com mídia, publicação de artigo acadêmico e elaboração de relatório final da pesquisa (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COGO, DENISE. Brazilians in Spain: communication and transnational activism in a context of economic-political crisis. COMMUNICATION & SOCIETY-SPAIN, v. 32, n. 4, SI, p. 223-238, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.