Busca avançada
Ano de início
Entree

A modelagem da informação da construção e o patrimônio arquitetônico: uma proposta de inventário digital para a preservação do edifício Vilanova Artigas (FAUUSP)

Processo: 18/05813-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de setembro de 2018
Vigência (Término): 07 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Norberto Corrêa da Silva Moura
Beneficiário:Norberto Corrêa da Silva Moura
Anfitrião: António Morais Aguiar da Costa
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Instituto Superior Técnico (IST), Portugal  
Assunto(s):Arquitetura moderna   Preservação arquitetônica   Patrimônio histórico   Modelagem de informações da construção

Resumo

A recente reforma do Edifício Vilanova Artigas concluída em 2015, sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP, evidencia a problemática envolvida na preservação de um edifício complexo, representativo do patrimônio modernista paulista. O Plano de Gestão da Conservação do Edifício Vilanova Artigas - inserido no programa Keeping It Modern com fomento da Getty Foundation - possibilitou a coleta de informações de diversas ordens nos últimos dois anos, na busca de identificar ou prever patologias da construção. Ao considerar o potencial do recurso digital no processo de preservação do edifício, a presente pesquisa investigará a problemática envolvida no desenvolvimento de Inventário Digital com suporte na Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM), no intuito de sistematizar processos de preservação em ambientes normalizados BIM para registro e troca de informações. Contribui nesta abordagem, a recente publicação do conjunto de normas ABNT sobre Sistemas da Informação da Construção entre 2010 e 2015. Ao combinar os três fatores (Plano de Gestão da Conservação do Edifício Vilanova Artigas/processo BIM/Padronização da Informação), pretende-se desenvolver um protocolo com enfoque na Manutenção e Preservação de Edifícios Históricos. Tal protocolo buscará a conformidade com as instruções normativas ABNT inseridas no processo BIM e será aplicado ao Edifício Vilanova Artigas. Desta forma, deverá integrar prática, teoria e tecnologia em um edifício com vocação didática e experimental explícita no partido arquitetônico de seu próprio autor, com desdobramentos no ensino e prática profissional do arquiteto. (AU)