Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da via de sinalização PI3K-Akt na maturação oocitária e no desenvolvimento embrionário inicial em bovinos

Processo: 18/01431-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Felipe Perecin
Beneficiário:Gabriella Mamede Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/22887-0 - Exossomos e microvesículas contendo miRNAs modulam mudanças epigenéticas durante o cultivo in vitro de gametas e embriões em bovinos, AP.JP
Assunto(s):Oócitos   Blastocisto   Bovinos   MicroRNAs   Maturação

Resumo

A via de sinalização PI3K-Akt tem papel fundamental no desenvolvimento oocitário regulando importantes funções celulares como a proliferação celular, apoptose, reparo de DNA, metabolismo de glicose e síntese proteica. No ambiente folicular a via da PI3K-Akt já foi descrita como importante para o início do desenvolvimento, para a maturação, para a proliferação das células da granulosa e recentemente, pelo nosso grupo de pesquisa, descrita como sendo fortemente regulada pelos miRNAs das células foliculares e positivamente relacionada à competência oocitária. Este projeto visa compreender melhor a função da via de sinalização PI3K-Akt e as funções celulares reguladas por ela nos complexos cumulus-óocito durante o processo de maturação. Serão utilizadas três abordagens com o objetivo de compreender as consequências da sua ativação/inibição durante a maturação in vitro na produção in vitro de embriões bovinos. A primeira abordagem consistirá na avaliação da influência da maturação in vitro na atividade da via de sinalização PI3K-Akt utilizando amostras de células do cumulus de COCs imaturos, e maturados in vivo e in vitro. Serão avaliados os genes da via propriamente dita e também genes relacionados a diferentes funções celulares e que são regulados por essa via. A segunda e terceira abordagens consistirão na estimulação ou inibição da via PI3K-Akt através de fármacos e biomoléculas (miRNAs) em complexos cumulus-oocitário durante a maturação. Serão avaliados os efeitos celulares (apoptose, metabolismo, síntese protéica e proliferação celular) da ativação/inibição via de sinalização PI3K-Akt em COCs, e será avaliada a influência da modulação dessa via de sinalização durante a maturação nas taxas de maturação (MII), clivagem e de produção de embriões bovinos in vitro. O conhecimento funcional de vias de sinalização como a PI3K-Akt dentro do complexo cumulus-oocitário e como essas vias influenciam na capacidade dos oócitos desenvolverem-se até o estágio de blastocisto é essencial para melhorar os resultados das tecnologias de reprodução assistida além de melhorar a qualidade dos embriões produzidos in vitro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, GABRIELLA MAMEDE; DEL COLLADO, MAITE; MEIRELLES, FLAVIO VIEIRA; DA SILVEIRA, JULIANO COELHO; PERECIN, FELIPE. Intrafollicular barriers and cellular interactions during ovarian follicle development. ANIMAL REPRODUCTION, v. 16, n. 3, p. 485-496, JUL-SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
CAVALCANTE MENDES DE AVILA, ANA CLARA FAQUINELI; ANDRADE, GABRIELLA MAMEDE; BRIDI, ALESSANDRA; GIMENES, LINDSAY UNNO; MEIRELLES, FLAVIO VIEIRA; PERECIN, FELIPE; DA SILVEIRA, JULIANO COELHO. Extracellular vesicles and its advances in female reproduction. ANIMAL REPRODUCTION, v. 16, n. 1, p. 31-38, JAN-MAR 2019. Citações Web of Science: 1.
DEL COLLADO, MAITE; ANDRADE, GABRIELLA MAMEDE; MEIRELLES, FLAVIO VIEIRA; DA SILVEIRA, JULIANO COELHO; PERECIN, FELIPE. Contributions from the ovarian follicular environment to oocyte function. ANIMAL REPRODUCTION, v. 15, n. 3, p. 261-270, JUL-SEP 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.