Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de polimorfismos da Leishmania (L.) infantum chagasi, por meio da técnica de microssatélites, em amostras de medula óssea de pacientes do estado de São Paulo, com leishmaniose visceral

Processo: 18/05758-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:José Angelo Lauletta Lindoso
Beneficiário:Vinícius Alves de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético   Diversidade genética   Leishmania   Leishmaniose visceral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:) infantum chagasi | (L | L | Microssatélites | Polimorfismos | Diagnóstico

Resumo

No Brasil, a leishmaniose visceral (LV) é causada pela Leishmania (Leishmania) infantum chagasi e tem-se observado nas últimas décadas uma mudança no seu perfil epidemiológico, deixando de ser uma doença de ocorrência principalmente rural e avançando para áreas urbanas. Após a observação do fenômeno da urbanização da LV, há registros do aumento na letalidade principalmente em áreas anteriormente sem notificação de transmissão autóctone. No Brasil, há a observação de diferentes genótipos em amostras provenientes de cães e flebotomíneos, relacionando-os com as respectivas regiões geográficas de procedência. A existência da heterogeneidade genética nas populações de diversas espécies de Leishmania sp. é um fato confirmado. Não há uma pré-implantação correta da epidemiologia molecular da LV, contudo, como a Leishmania (Leishmania) infantum chagasi apresenta alta plasticidade gênica no seu perfil genotipico, há a possibilidade de convergência em relação à área geográfica. Isto justifica a presente proposta que é parte do projeto de pesquisa do Prof. Dr. José Angelo Lauleta Lindoso e da dissertação de mestrado de sua aluna Renata Ellen Costa da Silva intitulada "Avaliação do perfil genotípico de Leishmania (Leishmania) infantum de pacientes provenientes de diferentes áreas de transmissão". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VINICIUS ALVES LIMA; RENATA ELEN COSTA SILVA; LUIZ HENRIQUE MORAES CAETANO CAMARGO; ROBERTO MITSUYOSHI HIRAMOTO; ELCIO DE SOUZA LEAL; LUCIA MARIA ALMEIDA BRAZ; JOSÉ ANGELO LAULETTA LINDOSO. Genetic variability of Leishmania (Leishmania) infantum causing human visceral leishmaniasis in the Southeastern Brazil. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 65, . (16/03165-9, 18/05758-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.