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Experiência de autoavaliação docente mediada por uma escala de avaliação de interlocução no espaço escolar para o contexto da educação bilíngue de surdos

Processo: 18/09566-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Joice Raquel Batista Lemes
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25171-3 - Experiência de autoavaliação docente mediada por uma escala de avaliação de interlocução no espaço escolar para o contexto da educação bilíngue de surdos, AP.R
Assunto(s):Pedagogia   Educação de pessoas com deficiência auditiva   Linguagem de sinais   Língua Brasileira de Sinais   Bilinguismo   Surdez

Resumo

Conforme descrito no projeto de pesquisa mensalmente serão vídeo gravadas aulas ministradas na sala multisseriada língua de instrução Libras (língua brasileira de sinais) visando implementação e acompanhamento da proposta de autoavaliação das professoras (EVALOE-SSD). Além disso, serão realizados registros em vídeo de produções discursivas dos alunos surdos individual e coletivamente para acompanhamento antes e depois do trabalho de auto avaliação pelas professoras. Considerando ser a Libras uma língua viso-gestual é fundamental o registro em vídeo das atividades por duas câmeras filmadoras para captura fidedigna das trocas comunicativas (câmeras focalizadas de frente para os diferentes interlocutor(es)). Sendo assim, a presença de um auxiliar técnico de pesquisa que colabore para a realização das filmagens e edição dos vídeos é fundamental para o desenvolvimento adequado da coleta de dados. (AU)