Busca avançada
Ano de início
Entree

Ligantes histaminérgicos e dopaminérgicos como agentes pró-cognitivos: síntese e avaliação de ariloxialquilpiperazinas

Processo: 18/04488-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:João Paulo dos Santos Fernandes
Beneficiário:Cecília Maria Simões de Queiroz Aranha
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Antagonistas dos receptores histamínicos   Agentes dopaminérgicos   Disfunção cognitiva   Desenvolvimento de fármacos

Resumo

A maioria das desordens neurológicas são associadas com certo declínio cognitivo. Os mecanismos que regem os processos de memória e aprendizado são complexos e comumente explorados na busca por alvos para terapia farmacológica. Certas condições patológicas, como as doenças de Alzheimer e Parkinson, demência vascular e transtornos de humor afetam a cognição. Desta maneira, a busca por novas moléculas capazes de melhorar os processos cognitivos é continuamente desenvolvida por empresas farmacêuticas assim como na pesquisa acadêmica. É proposto que esses tipos de condições são melhor tratadas com uma abordagem multialvo, i.e. por afetar mais de um alvo simultaneamente. O papel dos sistemas histaminérgico e dopaminérgico é amplamente conhecido e podem ser considerados entre os principais alvos para novos fármacos. A esse respeito, este projeto objetiva sintetizar e avaliar a atividade de uma série de ariloxialquilpiperazinas substituídas com diferentes núcleos aromáticos e também no nitrogênio terminal como ligantes de receptores histaminérgicos H3 e H4 e dopaminérgicos D2 e D3 através de ensaios in vitro (binding). Os compostos serão preparados através de metodologias desenvolvidas pelo grupo, que geralmente conduzem a bons rendimentos. Espera-se que a série planejada traga informações sobre a REA, importantes para otimizar a atividade de novos compostos em cada alvo, assim como na estratégia multialvo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA, MICHELLE F.; REINER, DAVID; FERNANDES, GUSTAVO A. B.; VARELA, MARINA T.; ARANHA, CECILIA M. S. Q.; STARK, HOLGER; FERNANDES, JOAO PAULO S. Profiling of LINS01 compounds at human dopamine D-2 and D-3 receptors. JOURNAL OF CHEMICAL SCIENCES, v. 132, n. 1 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.