Bolsa 17/14177-0 - Engenharia de reabilitação, Sistemas mecânicos - BV FAPESP
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Efeitos do posicionamento do centro de massa do sistema cadeira-usuário na mobilidade em cadeiras de rodas manual

Processo: 17/14177-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto
Pesquisador responsável:Fausto Orsi Medola
Beneficiário:Vitor Alcoléa
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de reabilitação   Sistemas mecânicos   Fenômenos biomecânicos   Tecnologia assistiva   Limitação de mobilidade   Cadeira de rodas   Design   Ergonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cadeira de rodas | centro de massa | Design de Produto | Engenharia de Reabilitação | Mobilidade | tecnologia assistiva | Engenharia de Reabilitação

Resumo

Este projeto tem como objetivo avaliar os aspectos mecânicos do design de cadeira de rodas manuais e sua influência na mobilidade do usuário por meio da análise cinética e dinâmica do movimento da cadeira de rodas. Especificamente, busca-se investigar a influência do posicionamento do centro de massa do sistema cadeira-usuário nas forças e movimento resultantes nas rodas traseiras, por meio da utilização de um sistema de sensoriamento acoplado ao cubo da roda traseira Smart Wheel (Three Rivers Holdings, Mesa, AZ, Estados Unidos). Essa proposta se justifica pela necessidade de se verificar de que forma alterações no design e configuração da cadeira de rodas influenciam a mobilidade do usuário, bem como pela carência de métodos eficientes e acessíveis para ajustar a cadeira de rodas ao usuário. Sendo assim, busca-se desenvolver uma maneira mais rápida e barata de determinar o posicionamento anterior-posterior do centro de massa do sistema cadeira-usuário e possibilitar um melhor ajuste dessa variável e, a partir desta informação, correlacionar com os aspectos cinéticos (da cadeira) e biomecânicos (do usuário) durante a realização de movimentos característicos da mobilidade diária de usuários de cadeira de rodas Como objetivos específicos, pretende-se: 1) auxiliar na compreensão dos princípios mecânicos - estáticos e dinâmicos - que influenciam na utilização de cadeira de rodas; 2) identificar o design e configuração de cadeira de rodas que favorecem a mobilidade do usuário ao reduzir a demanda de trabalho biomecânico e melhorar a eficiência do movimento. Estas informações têm potencial para contribuir não somente ao design de cadeira de rodas, mas também na prescrição, seleção e adequação destes dispositivos ao usuário. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VITOR ALCOLEA; GUILHERME DA SILVA BERTOLACCINI; RUBENS VENDITTI JUNIOR; FAUSTO ORSI MEDOLA. Propulsion efficiency in wheelchair tennis: a case study on the influence of the racket on the handrim forces. Motriz: rev. educ. fis., v. 26, n. 1, . (16/05026-6, 17/14177-0)