Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura de referência para Cloud of Things

Processo: 18/06896-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Flavia Coimbra Delicato
Beneficiário:Diógenes Dias Simão
Instituição-sede: Instituto de Matemática (IM). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ministério da Educação (Brasil)
Vinculado ao auxílio:15/24144-7 - Tecnologias e soluções para habilitar o paradigma de nuvens de coisas, AP.TEM
Assunto(s):Engenharia de software   Arquitetura de software   Internet das coisas   Computação em nuvem   Rede de sensores sem fio

Resumo

A CoT (Cloud of Things) agrega as redes de atuadores e sensores sem fio, o IoT (Internet of Things) e a computação em nuvem, buscando promover a sinergia e a complementaridade existente entre elas, em um cenário que permita a interconexão de dispositivos de forma ágil, inteligente e em escala global. Em paralelo, arquiteturas de referência são um tipo especial de arquitetura de software que captura a essência das arquiteturas de uma coleção de sistemas de um dado domínio. Especificamente para o domínio de CoT, observa-se que há uma carência de arquiteturas de referência que possam servir de base para a construção de middlewares, bem como sistemas desse domínio. Portanto, o principal problema a ser tratado por esse projeto é a falta de padronização dos middlewares para a construção dos sistemas no domínio de CoT, o que certamente pode dificultar a interoperabilidade entre os diversos elementos que compõem sistemas desse domínio. Dessa forma, o principal objetivo deste projeto é o estabelecimento de uma arquitetura de referência para CoT, que está diretamente relacionado ao desafio 5 do projeto maior sendo submetido. (AU)