Busca avançada
Ano de início
Entree

Ligação cruzada in vivo: um modo mais abrangente para determinar interações entre proteínas

Processo: 18/10220-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Daniel Martins-de-Souza
Beneficiário:Mariana Fioramonte
Supervisor no Exterior: James E. Bruce
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Washington, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/18715-4 - Estabelecimento do papel de hnRNPs envolvidas em esquizofrenia através do mapeamento de suas redes de interação, BP.PD
Assunto(s):Proteômica

Resumo

Ligação cruzada acoplada a espectrometria de massas (XLMS) é uma ótima ferramenta para estudar interações proteína-proteína. Nessa metodologia, complexos proteicos são reagidos com agentes de ligação cruzada in vitro, seguido da identificação dos peptídeos ligados por espectrometria de massas. Embora essa metodologia tenha sido aplicada com sucesso para caracterização de complexos proteicos, a necessidade de trabalhar in vitro dificulta a identificação de interações transientes e de baixa afinidade. O grupo de pesquisa do Prof. James Bruce (Universidade de Washington) é pioneiro e líder na metodologia de ligação cruzada in vivo. Nessa abordagem, os complexos proteicos que são amostrados estão em sua forma nativa, já que as reações são realizadas dentro das células. Nesse projeto, o principal objetivo é aplicar essa metodologia para estudar células de câncer quimo resistentes com a finalidade de quantificar as interações proteicas, bem como as interações transientes. Essa metodologia poderá ser aplicada no futuro no projeto da Dra. Mariana no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WIPPEL, HELISA H.; FIORAMONTE, MARIANA; CHAVEZ, JUAN D.; BRUCE, JAMES E. Deciphering the architecture and interactome of hnRNP proteins and enigmRBPs. MOLECULAR OMICS, v. 17, n. 4, p. 503-516, AUG 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.