Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de interações no sistema de qualidade protéico para a compreensão do seu papel na manutenção da proteostase

Processo: 17/26058-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 23 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Inacio Ramos
Beneficiário:Dênio Emanuel Pires Souto
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas   Calorimetria   Vírus Zika   Proteínas de choque térmico HSP70

Resumo

Proteínas são importantes componentes celulares, estando envolvidas em praticamente todas as funções fisiológicas. Na maioria dos casos, a realização destas funções requer que a proteína enovele ao seu estado nativo e/ou não forme agregados. Na célula, um sistema formado por chaperonas, Hsps e o proteassoma e conhecido como PQC (Protein Quality Control) mantém a homeostase proteica e parece ter papel central em doenças importantes, como em alguns tipos de câncer e em doenças neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer). Reconhece-se que os componentes do sistema PQC interagem com diversas proteínas para a manutenção da proteostase, além de interagirem entre si para aumentar a eficiência do sistema. Entretanto, pouco ainda se conhece sobre as características destas interações devido ao substancial número de componentes e pela diversidade dos mesmos entre organismos e também entre diferentes organelas. Neste contexto, o objetivo desta proposta é unir duas técnicas complementares na caracterização de interação proteína-proteína, Ressonância de Plásmons de Superfície (SPR, Surface Plasmon Resonance) e Calorimetria (titulação e varredura), para investigar as interações entre componentes do sistema PQC e entre estes e alvos. Esta estratégia se beneficia das especialidades de candidato e supervisor nessa área, as quais também são complementares. Inicialmente, serão investigadas as interações entre as chaperonas Hsp70 e Hsp90 com suas co-chaperonas e proteínas alvo. Como proteínas alvo destas chaperonas escolhemos proteínas de vírus causadores de inúmeras doenças impactantes no Brasil, como a Zika, chicungunha e febre amarela, pois tanto a Hsp70 quanto a Hsp90 auxiliam no enovelamento dessas proteínas no ambiente celular. Importante mencionar, que a plasmônica é um campo bem estabelecido e aponta a SPR com umas das principais ferramentas para estudos de interações biomoleculares. Para esta proposta, biossensores baseados em SPR serão desenvolvidos para análise quantitativa detalhada, via abordagem cinética e termodinâmica, das interações investigadas. Espera-se que informações essencialmente úteis sejam extraídas para um melhor entendimento acerca dos mecanismos bioquímicos que podem estar associados à função do sistema PQC, inclusive do sistema Hsp70/Hsp90 humano sobre as proteínas virais mencionadas. Em termos gerais, a presente proposta aborda um assunto de enorme relevância para o país e para a ciência, com grande potencial para render descobertas fascinantes que propiciem a geração de novas estratégias voltadas à intervenção terapêutica e, portanto, merece ser investigada com alta prioridade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUTO, DENIO E. P.; VOLPE, JAQUELINE; GONCALVES, CONRADO DE C.; RAMOS, I, CARLOS H.; KUBOTA, LAURO T. A brief review on the strategy of developing SPR-based biosensors for application to the diagnosis of neglected tropical diseases. Talanta, v. 205, DEC 1 2019. Citações Web of Science: 0.
YAMIL CHAIN, CECILIA; PIRES SOUTO, DENIO EMANUEL; LAURA SBARAGLINI, MARIA; LABRIOLA, CARLOS A.; DAZA MILLONE, MARIA ANTONIETA; ALEJANDRO RAMIREZ, EDUARDO; SEBASTIAN CISNEROS, JOSE; LOPEZ-ALBIZU, CONSTANZA; SCOLLO, KARENINA; KUBOTA, LAURO T.; MARIANO RUIZ, ANDRES; ELENA VELA, MARIA. Trypanosoma cruzi Virulence Factors for the Diagnosis of Chagas' Disease. ACS INFECTIOUS DISEASES, v. 5, n. 11, p. 1813-1819, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.