Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da disponibilidade hídrica nos canais secretores radiais do xilema e floema secundários em Astronium graveolens Jacq. (Anacardiaceae)

Processo: 17/22006-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Carmen Regina Marcati
Beneficiário:Mariana de Oliveira Dantas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Corte (plantas)   Astronium   Anacardiaceae   Xilema   Floema   Estudos longitudinais

Resumo

A água é essencial para o desenvolvimento da planta e alterações na sua disponibilidade podem causar consequências para seu metabolismo, o que pode levar a alterações na estrutura dos tecidos e das células. Logo, neste trabalho analisaremos se há variação na estrutura e densidade dos canais secretores radiais do xilema e floema secundários do caule em plantas jovens de Astronium graveolens Jacq. (Anacardiaceae) em diferentes regimes hídricos. Utilizaremos amostras do caule de plantas jovens que passaram por quatro tratamentos diferentes: capacidade de campo, deficiência moderada, deficiência severa, subirrigação contínua. Utilizaremos técnicas usuais para estudo anatômico da madeira e casca. Montaremos lâminas com três planos de corte (transversal, longitudinal tangencial e longitudinal radial) contendo xilema e floema secundários para obtermos resultados da densidade dos canais, da espessura da parede das células epiteliais e do diâmetro dos canais. Assim, será possível entender se há alterações na produção de canais com os diferentes tratamentos de irrigação.