Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro da toxicidade de sistemas carreadores para o desenvolvimento de repelentes de longa duração em modelos 2D, co-cultura e 3D

Processo: 17/25702-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Renata de Lima
Beneficiário:Tais Germano da Costa
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genotoxicidade   Nanotoxicologia   Cultura de células   Citotoxicidade   Repelentes de insetos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citotoxidde | cultura de células 3D | Genotoxicidade | micro e nanopartículas poliméricas | nanorepelentes | micro e nanotoxicidade

Resumo

A necessidade do combate a mosquitos vetores de doenças é uma área de interesse, principalmente após surtos de Dengue e Zika ocorridos nos últimos anos. Uma das formas de combate é a utilização de repelentes que afastam os vetores. Diferentes agentes químicos são utilizados para este fim, porém existem relatos de toxicidade destes compostos. Com isto, buscou-se alternativas para a utilização de agentes botânicos com capacidade de repelência, porém alguns problemas foram encontrados, como a alta volatilidade. Na tentativa de aumentar a eficácia e diminuir a toxicidade é proposto a utilização de micro/nanopartículas poliméricas para a dispersão de ativos, pois estes potencialmente aumentam a eficiência dos compostos, promovem a liberação sustentada. Porém existe a necessidade de se avaliar a toxicidade dos compostos. Os repelentes atualmente são classificados como cosméticos, logo para a avaliação da toxicidade não são permitidos estudos com animais, o que faz necessário estudos in vitro mais aprofundados. Esta proposta visa avaliar a toxicidade de sistemas carreadores de micro/nanopartículas poliméricas de zeína contendo os repelentes icaridina e geraniol como um sistema mais eficiente e prolongado para repelência de mosquitos vetores. Para isto micro/nanopartículas sintetizadas serão avaliadas utilizando testes in vitro (cultura de células 2D, co-culturas e modelo 3D) em relação a sua citotoxicidade, estresse oxidativo, apoptose, necrose, avaliação da irritação cutânea, detecção de citocinas secretadas (IL)-1 (IL-1ra, IL-6, IL-8 e GM-CSF) e quantificação da expressão de genes ligados a reação alérgica/inflamatória. Como resultados espera-se que o micro/nanorepelente desenvolvido apresente menor toxicidade e que seja possível realizar a comparação entre os diferentes modelos de teste in vitro propostos, e que estes contribuam para os estudos da avaliação de nanocompostos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERMANO-COSTA, T.; BILESKY-JOSE, N.; GUILGER-CASAGRANDE, M.; PASQUOTO-STIGLIANI, T.; ROGERIO, CB.; ABRANTES, DC.; MARUYAMA, CR.; OLIVEIRA, JL.; FRACETO, LF.; LIMA, R.. Use of 2D and co-culture cell models to assess the toxicity of zein nanoparticles loading insect repellents icaridin and geraniol. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 216, p. 12-pg., . (20/05816-2, 17/20932-6, 18/14734-0, 15/18231-4, 17/25702-9, 18/02404-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.