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Teatralidades dissidentes: práticas artísticas e sociais da democracia na cena latino-americana contemporânea

Processo: 18/00695-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 15 de julho de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Silvia Fernandes da Silva Telesi
Beneficiário:Paola Lopes Zamariola
Supervisor no Exterior: José Antonio Sánchez Martinez
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Castilla-La Mancha, Cuenca (UCLM), Espanha  
Vinculado à bolsa:16/09214-1 - Cena latino-americana contemporânea: correspondências entre as teatralidades dissidentes de agora, de outrora e do porvir, BP.DR
Assunto(s):Teatro contemporâneo   Eficiência   América Latina   Democracia

Resumo

Este projeto tem como principal objetivo a verticalização dos estudos sobre o conceito central que orienta a presente pesquisa, as teatralidades dissidentes. Para analisar as experiências de dissidência na cena latino-americana contemporânea, essa investigação se propõe a um intercâmbio com o principal pesquisador que se dedica ao tema, o professor doutor José Antonio Sánchez, da Universidad de Castilla - La Mancha (UCLM). Ao longo do cronograma proposto, a elaboração desta futura tese poderá ser impulsionada através das contribuições do supervisor no exterior nas três principais linhas de pesquisa que coordena. A primeira relacionada ao grupo de estudos que orienta, o ARTEA: investigación y creación escénica; a segunda vinculada à plataforma que dirige, o AVAE: archivo virtual de artes escénicas; e a terceira relativa às ações do mestrado por ele idealizado, o MPECV: prática escénica y cultura visual. Por meio destas três iniciativas, que encontram nas teatralidades dissidentes importantes perspectivas de análise da cena performativa da América Latina, a pesquisadora poderá fazer parte de uma equipe significativa de professores latino-americanos que são colaboradores da UCLM, como por exemplo a investigadora cubano-mexicana Ileana Diéguez, o diretor colombiano Rolf Abderhalden e a diretora chilena Ana Harcha Cortés, do Núcleo Arte, Política y Comunidad, grupo estudado neste doutorado. Além de ter a oportunidade ímpar de estar em diálogo com teóricos que vem fazendo significativos aportes teóricos a respeito das relações entre teatralidade, público e democracia, como é o caso dos espanhóis Óscar Cornágo e Victória Pérez Royo, que também dão aula na UCLM. Nesta outra instituição, almeja-se ampliar significativamente as referências bibliográficas da pesquisa para assim poder melhor debater os materiais já coletados sobre os estudos de caso que compõem esta futura tese. Se a hipótese que fundamenta este doutorado é a de que no contexto da América Latina se formulam procedimentos criativos específicos que mesclam as searas artísticas e sociais, após o estágio no exterior, será possível ter realizado um maior aprofundamento sobre as práticas e teorias ligadas às teatralidades dissidentes e seus desejos de interferências nas práticas da democracia na América Latina. This project has as main objective the verticalization of the studies on the central concept that guides the present research, the dissident theatricalities. In order to analyze the experiences of dissidence in the contemporary Latin American scene, this investigation proposes an exchange with the main researcher who is dedicated to the subject, professor doctor José Antonio Sánchez, from the University of Castilla-La Mancha (UCLM). Throughout the proposed timetable, the elaboration of this future thesis can be boosted through the contributions of the overseas supervisor in the three main lines of research that it coordinates. The first one related to the group of studies that guides, the ARTEA: research and scenic creation; the second linked to the platform it runs, or AVAE: virtual archive of performing arts; and the third one related to the actions of the masters he designed, the MPECV: scenic practice and visual culture. Through these three initiatives, which find in the dissident theatricalities important perspectives of analysis of the performative scene of Latin America, the researcher could be part of a significant team of Latin American professors who are collaborators of the UCLM, such as the Cuban-Mexican researcher Ileana Diéguez, the Colombian director Rolf Abderhalden and Chilean director Ana Harcha Cortés, from Núcleo Arte, Política y Comunidad, a group studied in this doctorate. In addition to having the unique opportunity to be in dialogue with theorists who have been making significant theoritical (AU)