Bolsa 18/06555-8 - Engenharia tecidual, Regeneração tecidual guiada - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de hidrogel de celulose quimicamente modificada para bioimpressão

Processo: 18/06555-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Eliane Trovatti
Beneficiário:Mariana Alves Rios
Instituição Sede: Universidade de Araraquara (UNIARA). Associação São Bento de Ensino. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia tecidual   Regeneração tecidual guiada   Biomateriais   Osso e ossos   Celulose oxidada   Hidrogéis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bio tinta | celulose oxidada | hidrogel | regeneração | tecido ósseo | Polímeros

Resumo

A engenharia de tecidos estuda estratégias de reparo e manutenção dos tecidos vivos, para isso, células e biomateriais são amplamente estudados por formarem um sistema responsável pelo sucesso da área em questão. O comportamento celular depende da interação da célula com o biomaterial para a formação de um novo tecido. Várias tecnologias, como por exemplo, impressão 3D e bioimpressão, surgiram para o desenvolvimento de novas estratégias para melhorar o reparo e manutenção tecidual. Os biomateriais usados para essas tecnologias são limitados porque devem apresentar propriedades adequadas para processamento e também manter as células viáveis. A celulose quimicamente modificada com o reagente TEMPO é biocompatível e tem propriedades interessantes para uso nesta área, como por exemplo, a possibilidade de conformação através de formação de complexos iônicos. Nesse sentido, a proposta deste projeto é o uso de um hidrogel de celulose quimicamente modificada para celularização, seguido de extrusão para formação de fibras. A capacidade de formação da fibra e manutenção da viabilidade celular serão os parâmetros para avaliar a eficiência do material como biotinta para bioimpressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIOS, MARIANA ALVES; BARBUGLI, PAULA ABOUD; COSTA IEMMA, MONICA ROSAS; GRANDE, RAFAEL; FELIX CARVALHO, ANTONIO JOSE; TROVATTI, ELIANE. TEMPO-oxidized cellulose poly-ionic drawn fiber, a cell support system proof of concept. Journal of Materials Science, v. 56, n. 29, . (17/18782-6, 18/06555-8)