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Transformações na retórica do consumo: a composição verbal em publicidades de revistas impressas na era da convergência

Processo: 18/05405-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Lucilene dos Santos Gonzales
Beneficiário:Julia Simões Pascoal
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Propaganda   Linguagem publicitária   Linguística estrutural   Enunciados   Retórica   Consumo   Revistas   Estudo comparativo

Resumo

Diante dos fenômenos da cibercultura, convergência cultural e tecnológica, percebe-se uma reconfiguração nos paradigmas e práticas de comunicação e consumo, o que consequente se reflete na composição das publicidades e práticas veiculadas em revistas impressas. Por isso, estamos investigando, desde 2016, 138 publicidades (2014 - 2016) em que verificamos, além de título, subtítulo, imagem, texto, marca e slogan, já apresentados na obra de Gonzales (2003), mais vinte e dois componentes do anúncio impresso. Essa parte inicial da pesquisa teve o auxílio da Fapesp com uma bolsa de iniciação científica em que fundamentamos teoricamente a pesquisa para a exploração das publicidades de seis revistas impressas dirigidas a públicos distintos - Veja, Caras, Ana Maria, Todateen, Suprinteressante e Playboy. Categorizamos os seus produtos e serviços o que nos permitiu conhecer o perfil do seu público leitor e quais os componentes de suas publicidades. Pretendemos verificar a estruturação linguística dos enunciados verbais - título, subtítulo, texto, slogan, para (re) definir, se necessário, visto que já foi feita uma pesquisa inicial em 2016 em que foi fundamentado teoricamente a exploração de publicidades de seis revistas impressas dirigidas a públicos distintos - a constituição e função de cada um dos componentes presentes nas publicidades contemporâneas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa comparativa e analítica visando à sistematização da composição visual da publicidade de revista impressa na contemporaneidade - 2014/2016. (AU)

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