Busca avançada
Ano de início
Entree

Empatia, cognição social e sobrecarga em profissionais de saúde de instituições de longa permanência para idosos

Processo: 17/26221-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marcos Hortes Nisihara Chagas
Beneficiário:Marina Miranda Borges
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde do trabalhador   Pessoal de saúde   Empatia   Cognição social   Saúde do idoso institucionalizado   Estudos transversais   Instituição de longa permanência para idosos   Americana (SP)

Resumo

A cognição social está relacionada a capacidade de reconhecer e inferir emoções, pensamentos e crenças do outro e tem função primordial na interação social. O constructo da empatia tem aspectos que se sobrepõem ao da cognição social. A empatia é um processo multidimensional, que está relacionada a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, podendo ser dividida em domínio cognitivo e o domínio afetivo. Desta forma, a empatia é um importante elemento na relação do profissional de saúde com o paciente, pois leva a um atendimento mais humanístico e de maior qualidade. A sobrecarga é um fator que pode estar relacionado ao cuidado e que traz consequências diretas para a saúde do profissional e para a qualidade do cuidado prestado. Assim, o objetivo do estudo é avaliar a relação entre empatia, cognição social e sobrecarga entre profissionais da saúde que participam do cuidado de idosos institucionalizados. O desenho do estudo é transversal. Os seguintes instrumentos serão utilizados: Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal, Maslach Burnout Inventory, Patient Health Questionnaire-9, o teste Reading the mind in the eyes e uma tarefa de Reconhecimento de Emoções Faciais. Serão convidados a participar todos os profissionais de saúde que trabalham em instituições de longa permanência para idosos da cidade de Americana - SP. (AU)