Busca avançada
Ano de início
Entree

Macroecologia de mar profundo: integrando taxonomia, filogenia e função em inferências de padrões de distribuição de hidroides (Cnidaria) do Atlântico

Processo: 18/04257-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Marques
Beneficiário:Marina de Oliveira Fernandez
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrozoários   Macroecologia   Biogeografia   Diversidade funcional

Resumo

Padrões de distribuição da diversidade associados à variação batimétrica relacionam-se a uma série de condições bióticas e abióticas que, sozinhas, não são capazes de explicá-los. Traços funcionais dos indivíduos medeiam suas respostas a essas condições, afetando assim o fitness para viverem em diferentes habitats e a variação espacial na composição de espécies. Relacionar a distribuição dos organismos a seus traços funcionais, às suas histórias evolutivas e às condições ambientais que habitam auxilia na compreensão dos processos que regulam a diversidade. Este projeto objetiva integrar dados de distribuição geográfica e batimétrica de espécies, de traços funcionais, de histórias evolutivas e de condições ambientais na inferência de padrões e mecanismos que levaram à ocupação de nichos por hidroides. Para isso, propomos: (1) inferir preditores ambientais da distribuição de espécies e de traços funcionais; (2) caracterizar a estrutura biogeográfica das espécies de acordo com seus traços funcionais; (3) inferir padrões geográficos e batimétricos de variação das diversidades taxonômica, filogenética e funcional e suas correlações. O estudo incluirá dados taxonômicos, filogenéticos e referentes a 14 traços funcionais de hidroides bentônicos de todo o Oceano Atlântico e mares polares adjacentes, de profundidades abaixo de 50 m. Metodologias de modelagem de nicho, biogeografia funcional e índices de diversidade taxonômica, filogenética e funcional serão utilizados. Abordando os diferentes processos que regulam os padrões de distribuição de hidroides, esperamos trazer uma compreensão integrada dos aspectos ecológicos e evolutivos da diversidade em mar profundo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ, MARINA O.; COLLINS, ALLEN G.; MARQUES, ANTONIO C. Gradual and rapid shifts in the composition of assemblages of hydroids (Cnidaria) along depth and latitude in the deep Atlantic Ocean. Journal of Biogeography, v. 47, n. 7 APR 2020. Citações Web of Science: 0.
FERNANDEZ, MARINA OLIVEIRA; COLLINS, ALLEN G.; GITTENBERGER, ARJAN; ROY, KAUSTUV; MARQUES, ANTONIO CARLOS. Traits and depth: What do hydroids tell us about morphology and life-history strategies in the deep sea?. GLOBAL ECOLOGY AND BIOGEOGRAPHY, v. 29, n. 5 FEB 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.