Busca avançada
Ano de início
Entree

Ambivalências do moderno: uma investigação sobre a arquitetura moderna paulistana por meio da atuação de Arnaldo Furquim Paoliello (1953 a 1962)

Processo: 18/07641-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Fernando Atique
Beneficiário:Vinícius Angelon Scopin
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da arquitetura   Arquitetura moderna   Edifícios residenciais   Relação social   Alteridade   São Paulo (SP)

Resumo

A pesquisa analisará os projetos residenciais unifamiliares do arquiteto Arnaldo Furquim Paoliello, construídos na cidade de São Paulo e divulgados na revista Acrópole, entre 1953 e 1962. Este período corresponde à consolidação da arquitetura moderna na capital paulista, iniciada, algumas décadas antes. Embora as residências apresentem um dos inúmeros aspectos da modernidade, procuramos enxergar nas obras de Paoliello elementos "laboratoriais" da modernidade, ou seja: como as relações sociais entre clientes e arquitetos, por vezes, permitiram a manutenção de soluções espaciais típicas de outros períodos, como a tripartição burguesa oitocentista das plantas, o uso de materiais de construção e até mesmo vegetação de maneira conjugada aos novos símbolos de espacialidade. Assim, procuraremos colaborar para um duplo sentido: o primeiro, trazer a público a obra de Paoliello, que foi extremamente conhecido das camadas médias e altas da capital no período de estudo, mas pouco foi tratado na historiografia; e ajudar a ampliar o escopo de entendimento acerca do que podemos caracterizar como Arquitetura Moderna Paulistana. Desta forma, a ideia de ambivalência do moderno parte da produção arquitetônica de Paoliello e mostra tanto seu caráter de alteridade, como de inovação no cenário arquitetônico da capital paulista. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.