Busca avançada
Ano de início
Entree

Razões para obedecer e desobedecer a lei e as autoridades

Processo: 18/09854-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sergio França Adorno de Abreu
Beneficiário:José Otávio Povoa de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07923-7 - Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP, AP.CEPID
Assunto(s):Criminologia   Poder judiciário   Legitimidade da lei   Cidadão   Coleta de dados   Pesquisa qualitativa   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dever de obedecer | Legitimidade | Métodos mistos | survey | criminologia

Resumo

O principal objetivo da pesquisa do NEV é analisar como a legitimidade de autoridades e instituições-chave para a democracia é construída ou ameaçada, a partir de contatos cotidianos entre cidadãos e detentores do poder. Em outras palavras, estamos preocupados com a forma como o desempenho das instituições afeta as percepções do cidadão sobre sua legitimidade. Uma das linhas que explora estas questões coleta dados por meio de surveys com a população, se valendo de dois desenhos metodológicos: o primeiro, um painel longitudinal focado em oito "áreas-chave" da cidade de São Paulo, nas quais foram realizadas três ondas de coleta de dados (2015, 2017 e 2018) com uma amostra de 1200 entrevistados (na primeira onda). O segundo desenho é um levantamento transversal representativo da cidade de São Paulo, realizado em 2015 e 2018 comum a amostra de 1800 entrevistados. Os dois levantamentos trabalham com um questionário que explora questões como o contato da população com instituições de controle social (e seu julgamento sobre tal contato), confiança institucional, expectativas normativas e dever de obedecer às leis e autoridades. Este projeto de iniciação científica visa auxiliar o projeto principal de pesquisa do NEV, contribuindo para a análise de questões sensíveis ainda não abordadas em profundidade na pesquisa em andamento. Através de pesquisa comparativa e utilizando os 5 bancos de dados, esta investigação irá explorar as razões indicadas pelos entrevistados para obedecer às leis, à polícia e ao judiciário. Usando uma abordagem de métodos mistos, o aluno analisará as perguntas fechadas e abertas do questionário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)