Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre cádmio e a fisiologia reprodutiva em Callinectes danae de ambientes com diferentes níveis de poluição

Processo: 18/11639-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Priscila Ortega
Supervisor no Exterior: J. Sook Chung
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Institute of Marine and Environmental Technology (IMET), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/12439-8 - Cádmio e os processos fisiológicos de reprodução e muda em Callinectes danae: comparação entre um contínuo de ambientes com diferentes níveis de poluição, BP.PD
Assunto(s):Ecotoxicologia   Ecossistemas aquáticos   Reprodução animal   Contaminação   Cádmio   Atividades humanas

Resumo

Os ecossistemas aquáticos são alterados devido às atividades humanas. Metais tóxicos, como o cádmio (Cd), são liberados no meio ambiente como resultado de processos industriais e de mineração, influenciando negativamente na fisiologia dos animais, alterando o ciclo reprodutivo, a maturação dos órgãos reprodutivos e hormônios relacionados ao processo de muda de crustáceos. Assim, o projeto visa avaliar a influência do Cd nos processos de reprodução e muda em Callinectes danae, comparando animais de regiões com diferentes níveis de poluição. Os níveis hormonais relacionados ao processo de muda (hormônio hiperglicêmico - CHH; ecdisteróides - ecdisona) serão medidos usando técnicas de biologia molecular (expressão gênica para CHH e expressão do receptor de ecdisona). Espera-se relacionar Cd e tempo de exposição a metais tóxicos e alterações nos níveis hormonais, avaliando como ambientes contaminados podem interferir negativamente no processo reprodutivo desses animais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VITORINO, HECTOR AGUILAR; PASTRANA ALTA, ROXANA YESENIA; ORTEGA, PRISCILA. Lipid Peroxidation in Hepatopancreas, Gill, and Hemolymph of Male and Female Crabs Platyxanthus orbignyi after Air Exposure. JOURNAL OF MARINE SCIENCE AND ENGINEERING, v. 7, n. 10 OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.