Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprimorando a amostragem taxonômica para uma filogenia de Cladochaetini, com enfoque em Diathoneura Duda, 1924 e grupos externos (Diptera: Drosophilidae)

Processo: 18/12337-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 20 de agosto de 2018
Vigência (Término): 19 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Dalton de Souza Amorim
Beneficiário:Gabriela Pirani Ignácio
Supervisor no Exterior: David A. Grimaldi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : American Museum of Natural History, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/02475-4 - Análise cladística de Cladochaetini (Diptera: Drosophilidae: Drosophilinae), incluindo a revisão taxonômica do gênero Diathoneura Duda, 1924, BP.DR
Assunto(s):Morfologia animal   Diptera

Resumo

A tribo Cladochaetini é um clado interessante de Drosophilidae de diferentes perspectivas. Atualmente essa tribo inclui dois gêneros viventes (Cladochaeta e Diathoneura) e um gênero extinto (Myiomia). Do ponto de vista da taxonomia alfa, essa tribo pode ser considerada como um "táxon em aberto", por possuir táxons "órfãos" e altamente especiosos, que são raramente coletados e/ou triados e com limites genéricos mal definidos. Do ponto de vista da história natural, apresentam algumas das mais interessantes questões evolutivas em relação a sua biologia e comportamento. Um de ses gêneros, Cladochaeta, é predominantemente parasita de artrópodes, com algumas poucas espécies que emergem de flores. Diathoneura é conhecido apenas por emergir de flores. Sendo assim, é possível que o desenvolvimento em flores seja o plano básico dos imaturos nessa tribo, mas a mudança da fitofagia para o parasitismo envolve especializações não apenas no comportamento, mas também mudanças morfológicas e fisiológicas. Finalmente, de uma perspectiva filogenética, a tribo tem um histórico taxonômico complexo, com implicaçes filogenéticas. Além de ainda não existirem filogenias para os gêneros, as diagnoses dos mesmos se sobrepoem e é possível que Cladochaeta se posicione internamente a Diathoneura. Existem problemas adicionais no que se refere a homologia dos escleritos de terminalias masculina e feminina. A solução desses problemas irá levar um melhor entendimento sobre as relações de parentesco na tribo. Esse projeto tem como objetivo principal aprimorar a amostragem taxonômica para um estudo filogenético de Cladochaetini, basicamente com um grande investimento na diversidade de Diathoneura, aprofundando a discussão e compreensão da morfologia, com o auxílo do conhecimento acumulado pelo Dr. David Grimaldi, o pesquisador mais indicado para esse grupo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRANI, GABRIELA; GRIMALDI, DAVID A. Rediscovery, redescription, and reclassification of the rare and unusual fly Pyrgometopa penicillata Kertesz (Diptera: Drosophilidae). Zootaxa, v. 4661, n. 3, p. 445-456, AUG 29 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.