Busca avançada
Ano de início
Entree

Método de otimização topológica aplicado ao projeto de rotor e voluta de dispositivos de assistência ventricular baseados no efeito de viscosidade (princípio Tesla)

Processo: 17/27049-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Emílio Carlos Nelli Silva
Beneficiário:Diego Hayashi Alonso
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/24434-0 - Sistemas propulsores eletromagnéticos para coração artificial implantável e dispositivos de suporte circulatório mecânico, AP.TEM
Assunto(s):Rotor   Bombas centrífugas   Viscosidade   Coração auxiliar

Resumo

Este trabalho se insere no escopo do projeto temático Sistemas Propulsores eletromagnéticos para coração artificial implantável e dispositivos de suporte circulatório mecânico, número FAPESP 2013/24434-0. Este trabalho se enquadra na linha de pesquisa de Dispositivos de Assistência Ventricular (DAVs), visando otimizar o desempenho de rotor e voluta de bombas de fluxo de pequena escala baseadas no efeito de viscosidade (bombas Tesla). Como DAVs são utilizados como substituição ou auxílio temporário do coração de um paciente, o aumento da sua eficiência em termos energéticos e redução de hemólise é de grande interesse. Esse aumento de eficiência pode ser obtido por meio de métodos de otimização, como o método de otimização topológica, que é capaz de criar o formato do rotor e da voluta. A modelagem será de fluido não-Newtoniano (sangue). A montagem do problema de otimização é feita com uma função multiobjetivo visando indiretamente minimizar a perda de carga causada pela dissipação de energia (de modo a minimizar a taxa de hemólise), minimizar o torque de acionamento, minimizar a vorticidade (de modo a diminuir a coagulação do sangue) e maximizar a carga manométrica no escoamento. O modelo de material a ser usado na otimização topológica é baseado no "método de densidade". A implementação numérica será feita na plataforma FEniCS, utilizando o método adjunto de cálculo de derivadas (dolfin-adjoint) e algoritmo de otimização de ponto interior (IPOPT). Os resultados de otimização topológica serão interpretados e fabricados utilizando manufatura aditiva (i.e., impressora 3D), sendo caracterizados experimentalmente em termos de vazão e carga manométrica geradas pelos protótipos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALONSO, DIEGO HAYASHI; NOGUEIRA DE SA, LUIS FERNANDO; ROMERO SAENZ, JUAN SERGIO; NELLI SILVA, EMILIO CARLOS. Topology optimization based on a two-dimensional swirl flow model of Tesla-type pump devices. COMPUTERS & MATHEMATICS WITH APPLICATIONS, v. 77, n. 9, p. 2499-2533, MAY 1 2019. Citações Web of Science: 0.
ALONSO, DIEGO HAYASHI; NOGUEIRA DE SA, LUIS FERNANDO; ROMERO SAENZ, JUAN SERGIO; NELLI SILVA, EMILIO CARLOS. Topology optimization applied to the design of 2D swirl flow devices. STRUCTURAL AND MULTIDISCIPLINARY OPTIMIZATION, v. 58, n. 6, p. 2341-2364, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.