Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão em saúde baseados em evidências

Processo: 18/00307-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Domingos Alves
Beneficiário:Domingos Alves
Anfitrião: Altamiro Manuel Rodrigues da Costa Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade do Porto (UP), Portugal  
Assunto(s):Sistemas de informação em saúde   Web semântica

Resumo

Este projeto de pesquisa no exterior é uma consequência direta de uma bolsa da FAPESP (processo número 2014/05662-4) por quatro meses em 2014, onde tive a oportunidade de me aprofundar na interação com o grupo de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Assim a ideia geral é ampliarmos a colaboração e a agenda de pesquisa que tem sido mantida de maneira colaborativa pelos grupos do Centro de Informação e Informática em Saúde, CIIS/FMRP - USP, coordenado por mim, e do Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde, CINTESIS/FM - UP; coordenado pelo Prof. Altamiro Pereira; com o intuito de aprofundar conhecimentos no desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde a partir da troca de informações e documentação de softwares para a saúde. Isto será feito, com um enfoque principal no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde apoiados no conceito de "Sistema de Apoio à Decisão (DSS)" e "Tecnologias de Web Semântica ou "Web Ontology Language". Assim, a idéia geral é estudar como as ferramentas da web semântica podem ser aplicadas em sistemas de informação em saúde para apoiar processos de tomada de decisão no contexto dos cuidados ao paciente e aprimorar a gestão de dados de saúde. Todo o desenvolvimento compartilhado está sendo pensado ao se trabalhar três temas principais, a saber: 1. Desenvolvimento de um Serviço Adaptável de Terminologia em Saúde como um Portal de Conhecimento para Países de Língua Portuguesa; 2. Promover a interoperabilidade entre sistemas de informação por meio do uso da web semântica;. 3. Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão baseado em evidências para o monitoramento e análise de saúde. Finalmente, em todos os temas devemos estabelecer os critérios para os testes de análise, convergência e validação em pequenas escalas para validar os processos em estudo e evitar desvios conceituais em larga escala. Nesse sentido, durante todo o período pleiteado estaremos trabalhando nas áreas de saúde em que temos mais experiência, a saber: Controle de Tuberculose, Redes de Atenção em Saúde Mental, Saúde Reprodutiva e Farmacovigilância.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANDALO MIYOSHI, NEWTON SHYDEO; DE AZEVEDO-MARQUES, JOAO MAZZONCINI; ALVES, DOMINGOS; DE AZEVEDO-MARQUES, PAULO MAZZONCINI. An eHealth Platform for the Support of a Brazilian Regional Network of Mental Health Care (eHealth-Interop): Development of an Interoperability Platform for Mental Care Integration. JMIR MENTAL HEALTH, v. 5, n. 4 DEC 7 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.