Busca avançada
Ano de início
Entree

Experiências emocionais da gravidez na adolescência: entre expectativas e conflitos

Processo: 18/00864-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Ferreira Abrão
Beneficiário:Graziela Vasconcelos da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez na adolescência   Mães adolescentes   Relações mãe-filho   Acontecimentos que mudam a vida   Assistência pré-natal   Assis (SP)

Resumo

A adolescência é uma fase de descobertas e conflitos, além das mudanças corporais e psíquicas, o jovem se encontra em uma posição em que se apresenta socialmente com um corpo semelhante ao de um adulto, mas ainda, de certa forma encontra-se incapacitado para determinar-se sem o auxílio de alguém que lhe dê suporte emocional e financeiro. Tendo em vista haver em nossa sociedade atual uma supervalorização da cultura jovem, uma gravidez nesta fase de descobertas pode ser algo um tanto impactante na vida dos adolescentes, especialmente com relação ao papel da mulher, que embora tenha assumido um papel relativamente menos conservador na sociedade atual, ainda carrega consigo certa responsabilidade no tocante a esta vida que está por vir. Com o intuito de compreender a vivência das adolescentes em seu período gestacional, importante se faz uma análise a respeito das expectativas e angústias frente a tais acontecimentos. Sendo assim, esta pesquisa propõe-se a descrever a experiência de ser mãe adolescente vivida por jovens que realizam acompanhamento pré-natal no Hospital Regional da cidade de Assis-SP. Para tanto, serão obtidos, por uma entrevista semiestruturada e pelo procedimento desenho-estória, depoimentos e perspectivas projetivas de três adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos. Espera-se compreender com este procedimento compreender os sentimentos mobilizados durante a gravidez na adolescência. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.