Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de sobretensões em linhas de um pouco mais de meio comprimento de onda considerando o efeito corona

Processo: 18/04174-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Cristina Dias Tavares
Beneficiário:Thassio Matias Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transmissão de energia elétrica   Transitórios eletromagnéticos   Método transiente eletromagnético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corona Effect | Electric Power Transmission | Electromagnetic transients | Overvoltages | transitórios eletromagnéticos

Resumo

O presente projeto de pesquisa é apresentado por Thassio Matias Pereira, aluno regular do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), junto ao Departamento de Sistemas de Energia, sob a orientação da Profª. Dra. Maria Cristina Dias Tavares. O projeto de pesquisa consiste na análise da influência do feito corona em linhas de transmissão de um pouco mais de meio comprimento de onda (MCO+). As linhas de MCO+ apresentam-se como uma solução vantajosa para o transporte de grandes blocos de energia a longas distâncias, possuindo inúmeras vantagens quando comparadas aos tradicionais sistemas HVDC. Apesar de tais vantagens, esse sistema está sujeito à ocorrência de elevadas sobretensões para faltas que acontecem em trechos específicos da linha. Na tentativa de solucionar tal problema, diversos estudos a respeito de sobretensões em linhas de MCO+ vêm sendo realizado nos últimos anos, contudo, em todos os casos a ocorrência do efeito corona é desprezada nas análises. Considerando o fato de que o efeito corona exerce um papel predominante na atenuação e distorção das ondas de tensão e corrente, torna-se evidente a necessidade de investigar como esse fenômeno pode afetar os níveis de sobretensão e sobrecorrente ao longo da linha. Nessas circunstâncias, o proposto projeto estudará a influência do efeito corona em linhas de transmissão de meio comprimento de onda, realizando análises de diversas situações específicas que ocorrem em uma linha de MCO+, tanto para operação em regime permanente quanto para operação em regime transitório. As análises e simulações serão realizadas com os programas MATLAB e PSCAD/EMTDC. Situações específicas podem ser analisadas a partir de simulações digitais em tempo real utilizando o RTDS" (Real Time Digital Simulator). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, THASSIO MATIAS; TAVARES, MARIA CRISTINA. Development of a Voltage-Dependent Line Model to Represent the Corona Effect in Electromagnetic Transient Program. IEEE Transactions on Power Delivery, v. 36, n. 2, p. 731-739, . (17/20010-1, 18/04174-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Thassio Matias. Modelagem do efeito corona para estudos de sobretensões atmosféricas em linhas de transmissão. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.