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Relações entre a Kisspeptina e mudanças metabólicas no desencadeamento da puberdade e seu impacto no comportamento

Processo: 18/06374-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Rafaella Sales de Freitas
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo   Perfil metabólico   Hebiatria   Kisspeptinas   Puberdade

Resumo

Os mecanismos envolvidos no início da maturação sexual, ou puberdade, são ainda pouco conhecidos. Alterações metabólicas e da sinalização de kisspeptinas têm sido apontadas como possíveis fatores desencadeadores desse processo. O presente projeto tem como objetivo investigar se há diferenças entre as concentrações de kisspeptinas e perfil metabólico em jovens com atraso puberal não clínico (constitutional delay of puberty: CDP) em comparação a pós-púberes da mesma idade. A amostra será constituída de 60 participantes de 13 a 15 anos de ambos os sexos, metade dos quais apresentará CDP. Esses são pareados por sexo e idade a indivíduos em estágio 5 de Tanner. Será determinada a relação recíproca entre concentrações de kisspetinas em urina, mudanças metabólicas (perfil lipídico, hemoglobina glicada e medidas antropométricas, pressão arterial) e desenvolvimento puberal avaliado por diversos marcadores: hormônios sexuais (testosterona, dehidroepiandrosterona e ação estrogênica) em saliva/urina, estadiamento de Tanner por hebiatras experientes (padrão ouro) e autorrelato pela escala Pubertal Development Scale (PDS). Como a puberdade também está associada a alterações cerebrais, com consequente impacto comportamental, pretende-se investigar, ainda, se o atraso puberal (por todos seus indicadores) está associado a desempenho reduzido em medidas empregadas para avaliar a inteligência (Quociente de inteligência estimado) e autonomia na execução de tarefas domésticas, o que envolve autorregulação comportamental (escala ecológica Children Helping Out: Responsibilities, Expectations, and Supports). (AU)

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