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Consumo de produtos com selos de reputação local e social

Processo: 18/08137-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Andréa Rossi Scalco
Beneficiário:Julia Menegatti Cipriano
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos   Consumo de alimentos   Segurança alimentar   Qualidade do produto   Consumidor   Certificação de qualidade   Cadeias agroalimentares curtas   Reputação   Análise fatorial

Resumo

A temática qualidade do produto é um assunto discutido há muito tempo, juntamente com os atributos ou dimensões que a definem. Discussões em torno da temática se voltavam as questões relacionadas à padronização de atributos e os atendimentos as especificações bem como as questões relacionadas a segurança do alimento. No entanto, antes da produção em massa havia a interação de quem produzia e quem consumia, fazendo com que as necessidades e expectativas dos consumidores fossem atendidas em relação a qualidade do produto alimentar. Atualmente, ressurge uma demanda maior de produtos advindos de um modelo que contrapõe o modelo em escala global, onde se ressaltam características específicas de qualidade do produto, tais como produção e consumo local, enraizamento, conexão entre produtor e consumidor. As discussões em torno da qualidade dos produtos neste novo modelo de produção e consumo (cadeias curtas agroalimentares) são recentes e necessitam de um aprofundamento teórico e prático, tendo em vista as novas demandas dos consumidores por esses produtos e a necessidade dos agricultores, em sua maioria da agricultura familiar, em atendê-las. Sendo assim, o desafio que se pretende no desenvolvimento deste projeto de pesquisa é de identificar as variáveis (ou atributos) que compõem o conceito de qualidade de produto na percepção do consumidor de produtos com certificados de reputação local e social. Para tanto serão utilizados para análise dos dados ferramentas de análise descritiva bem como análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória. (AU)