Busca avançada
Ano de início
Entree

Tipologias eleitorais: uma análise dos padrões espaço-temporais em eleições proporcionais no Brasil

Processo: 18/08118-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Estado e Governo
Pesquisador responsável:George Avelino Filho
Beneficiário:Maurício Yoshida Izumi
Instituição-sede: Escola de Administração de Empresas (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/15658-1 - As instituições políticas subnacionais: um estudo comparativo dos estados brasileiros, AP.TEM
Assunto(s):Brasil   Geografia eleitoral

Resumo

Esta pesquisa tem três objetivos principais. O primeiro objetivo da pesquisa consiste em identificar tipologias de padrões eleitorais a partir da análise da distribuição espaço-temporal de variáveis nas eleições proporcionais nos diferentes distritos eleitorais a partir da escala municipal. O segundo objetivo da pesquisa é analisar de que maneira as diferentes tipologias eleitorais identificadas relacionam-se com variáveis políticas como presença nos municípios de estruturas partidárias (diretórios e comissões), de gastos eleitorais em diferentes setores (educação, saúde, etc.) e com o desempenho de partidos específicos em eleições locais. O terceiro objetivo da pesquisa é a análise de eleições locais (prefeitos / vereadores) a partir das informações associadas aos locais de votação para municípios em regiões metropolitanas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IZUMI, MAURICIO Y.; MEDEIROS, DANILO B. Government and Opposition in Legislative Speechmaking: Using Text-As-Data to Estimate Brazilian Political Parties' Policy Positions. LATIN AMERICAN POLITICS AND SOCIETY, v. 63, n. 1, p. 145-164, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.