Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprimoramento e automatização para obtenção de indicadores de associação espacial baseados em conceitos da geoestatística

Processo: 18/08755-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Cira Souza Pitombo
Beneficiário:David Souza Rodrigues
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geoestatística   Planejamento territorial   Sistemas de transportes   Variações estruturais

Resumo

Indicadores de associação espacial mensuram o grau de dependência espacial de variáveis aleatórias não independentes (tais como as variáveis relacionadas ao planejamento territorial e de transportes). Aqueles comumente utilizados na literatura (tais como Moran e LISA) são aplicáveis apenas a dados quantitativos e fazem parte da Análise Espacial Exploratória por Áreas (Exploratory Spatial Data Analysis - ESDA). Uma técnica utilizada na Análise Espacial de superfícies é a geoestatística, a qual se baseia no variograma, que caracteriza quantitativa e qualitativamente a estrutura espacial de determinada variável. Neste trabalho, utilizam-se conceitos do variograma para aprimorar e automatizar o desenvolvimento e obtenção de um indicador de associação espacial global (G-SIVAR - Global Spatial Indicator based on VARiogram) e um indicador de associação espacial local (L-SIVAR - Local Spatial Indicator based on VARiogram), propostos inicialmente por Naiser (2018) e Naizer e Pitombo (2017). Os indicadores propostos baseiam-se na dissimilaridade espacial e são os valores padronizados dos variogramas teóricos globais e individuais, estando associados a um teste de hipótese baseado em pseudo-significância. Com a finalidade de automatizar o processo de obtenção de tais indicadores, mais completos e versáteis quando comparados aos usuais, este trabalho de Iniciação Científica, a ser realizado no período de 12 meses no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (Universidade de São Paulo), tem como principal proposta o desenvolvimento de biblioteca no software R ("sivar") para viabilizar o cálculo de todas as etapas do processo metodológico que abrange a obtenção dos indicadores. Como principal produto do presente projeto, espera-se, a partir de aplicativo aberto e gratuito, popularização do uso de tais indicadores, trazendo contribuições não apenas para pesquisadores da área de planejamento de transportes, como todas as demais áreas que tratam de dados espacialmente correlacionados (epidemiologia, geologia, ambiente, etc.). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAPTISTA RAMOS NAIZER, CLAUDIA CRISTINA; RODRIGUES, DAVID SOUZA; PEDREIRA JUNIOR, JORGE UBIRAJARA; PITOMBO, CIRA SOUZA. G-SIVAR: A GLOBAL SPATIAL INDICATOR BASED ON VARIOGRAM. Bol. Ciênc. Geod., v. 25, n. 4 2019. Citações Web of Science: 0.
CLÁUDIA CRISTINA BAPTISTA RAMOS NAIZER; DAVID SOUZA RODRIGUES; JORGE UBIRAJARA PEDREIRA JUNIOR; CIRA SOUZA PITOMBO. G-SIVAR: A GLOBAL SPATIAL INDICATOR BASED ON VARIOGRAM. Bol. Ciênc. Geod., v. 25, n. 4, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.