Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ativação do inflamassoma no contexto da infecção por HPV e do câncer cervical associado ao HPV

Processo: 18/04361-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Alessandra Pontillo
Beneficiário:Fernanda Pereira Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções por Papillomavirus   Neoplasias do colo uterino   Inflamassomos   Oncoproteínas   Imunossupressão

Resumo

A contribuição do inflamassoma na infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) e no carcinoma cervical associado ao HPV (HPV-CC) não está ainda totalmente esclarecida. Por um lado, a produção das citocinas ativadas pelo inflamassoma (IL-1², IL-18) nos queratinócitos parece ser diretamente proporcional à progressão do CC sugerindo que o HPV ativaria o inflamassoma. No entanto, também há evidências que a oncoproteína E6 do HPV inibiria a produção de IL-1², contribuindo para a imunossupressão caraterística da infecção pelo vírus. Nosso grupo demonstrou que variantes genéticas que levam ao ganho de função do inflamassoma contribuem para a proteção contra o estabelecimento de infecção por HPV e do HPV-CC, sugerindo que a ativação do inflamassoma poderia ser benéfica nesse contexto. Por esse motivo, nesse projeto propomos avaliar (a) o grau de ativação a do inflamassoma no sangue periférico de mulheres com HPV-CC ou lesões precursoras associadas a infecção pelo HPV (efeito sistémico); (b) a ativação do inflamassoma em ensaios de co-cultura com CC (HPV+ ou HPV-) e leucócitos (efeito local). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS REIS, EDIONE CRISTINA; CORDEIRO LEAL, VINICIUS NUNES; DA SILVA SOARES, JAINE LIMA; FERNANDES, FERNANDA PEREIRA; DE LIMA, DHEMERSON SOUZA; DE ALENCAR, BRUNA CUNHA; PONTILLO, ALESSANDRA. Flagellin/NLRC4 Pathway Rescues NLRP3-Inflammasome Defect in Dendritic Cells From HIV-Infected Patients: Perspective for New Adjuvant in Immunocompromised Individuals. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, JUN 11 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.