Busca avançada
Ano de início
Entree

Competência digital internacional: desenvolvimento e validação de escala

Processo: 18/09113-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Fernanda Cecília Ribeiro Cahen
Beneficiário:Fernanda Cecília Ribeiro Cahen
Anfitrião: Dr. Helena Yli-Renko
Instituição-sede: Campus de Liberdade. Centro Universitário da FEI (UNIFEI). Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Southern California (USC), Estados Unidos  
Assunto(s):Negócios internacionais

Resumo

O objetivo deste projeto é desenvolver e validar uma escala para medir o novo construto de competência digital internacional (IDC) como uma competência na estratégia internacional da empresa. As empresas digitais vêm criando novas formas de acessar mercados internacionais que podem tornar a presença física no exterior menos fundamental. A dimensão digital dessas empresas permitiu romper o nexo operacional entre as vendas externas e o investimento direto externo (IDE), produzindo assim diferentes formas de se internacionalizar em comparação com as multinacionais baseadas em produtos. Este projeto reflete um trabalho em andamento; articulamos um conjunto de capacidades que permitem a internacionalização de empresas digitais sem IDE ou com ativos externos limitados caracterizados por modos de entrada não-patrimoniais. Com base nessa articulação, conceituamos um novo construto, a competência digital internacional (IDC). O objetivo aqui é desenvolver e validar uma escala para medir esse construto. Diversos procedimentos psicométricos serão adotados, como especificação e refinamento do construto IDC, geração e refinamento de itens para mensurar cada dimensão do construto, especificação formal do modelo de mensuração e séries de coleta de dados que serão aplicadas técnicas estatísticas multivariadas. A ambição dos resultados é validar a escala do IDC como um construto multidimensional refletido em um conjunto de quatro dimensões: habilidades de programação, redes virtuais, adaptabilidade monetização digital e inovação do modelo de negócios digital. Os resultados deste projeto têm implicações para pesquisas futuras no empreendedorismo internacional e ajudarão os empreendedores a desenvolver um comportamento mais assertivo na busca pela internacionalização.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.