Busca avançada
Ano de início
Entree

Dissecção através da captura de imagem ao vivo da biologia celular de células do cristalino durante o desenvolvimento de embriões de galinha e de camudongo .

Processo: 18/05958-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 15 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Chao Yun Irene Yan
Beneficiário:Chao Yun Irene Yan
Anfitrião: Shankar Srinivas
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Oxford, Inglaterra  
Assunto(s):Microscopia confocal   Biologia do desenvolvimento   Embrião

Resumo

O desenvolvimento da câmera anterior do olho de vertebrado requer um posicionamento preciso e um alinhamento recíproco de seus componentes para alcançar um desempenho visual máximo. Os componentes mais anteriores - o cristalino e a córnea - derivam de regiões vizinhas no ectoderma que recobre a vesícula óptica. À medida que o placóide da lente invagina para dentro para formar a vesícula da lente, as células periplacoidais circundantes migram em direção uma à outra para fechar a abertura da lente e formar a camada mais externa da córnea. Para o desenvolvimento adequado do olho, a invaginação do placóide da lente e a migração de células periplacoidais devem ser coordenadas, mas o mecanismo celular através do qual isto ocorre é desconhecido. Nosso laboratório possui dados que mostram que as células periplacoidais emitem extensões que transportam vesículas, sugerindo que este poderia ser um mecanismo de comunicação intercelular importante no desenvolvimento da câmara anterior do olho. Assim, propomos aqui unir forças com o laboratório do Dr. Srinivas na Universidade de Oxford para realizar uma análise profunda das imagens ao vivo dessas estruturas durante a invaginação do placode de lente no embrião. O laboratório colaborador pesquisa o movimento celular durante o desenvolvimento inicial do embrião de camundongo e está equipado com a mais recente tecnologia de captura, processamento e análise de imagens pós-captura. Além disso, gostaríamos de investigar se essas extensões celulares também ocorrem em mamíferos e uniremos esforços para caracterizar as células periplacoidais no embrião de camundongo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGALHAES, CECILIA G.; DE OLIVEIRA-MELO, MARAYSA; CRUZ, MARIO C.; SRINIVAS, SHANKAR; YAN, C. Y. IRENE. Characterization of embryonic surface ectoderm cell protrusions. DEVELOPMENTAL DYNAMICS, v. 250, n. 2 JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.