Busca avançada
Ano de início
Entree

Anuros da Floresta Atlântica: Incorporando informações ecofisiológicas na avaliação de padrões de ocupação de habitat, contemporâneos e futuros

Processo: 18/05839-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Denis Otavio Vieira de Andrade
Beneficiário:Denis Otavio Vieira de Andrade
Anfitrião: Barry Raymond Sinervo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Santa Cruz (UC Santa Cruz), Estados Unidos  
Assunto(s):Ecofisiologia   Modelos ecológicos   Herpetologia   Anura   Habitat   Mata Atlântica   Mudança climática

Resumo

Esta proposta pretende explorar métricas quantitativas fundamentadas em parâmetros fisiologicamente relevantes, os quais serão incorporadas em processos de modelagem mecanística. O que, por sua vez, irá permitir a avaliação de padrões contemporâneos de ocupação de habitat por anfíbios anuros da Floresta Atlântica do Brasil. Posteriormente, as informações derivadas destas modelagens serão utilizadas para avaliar o grau de vulnerabilidade destes organismos face a cenários futuros de mudanças climáticas e prever o risco potencial de extinção. Em ambos os casos, proporemos e testaremos métricas associadas com as relações termais e o balanço de água de espécies de anuros previamente selecionados. Isto é justificado pelo fato de que, devido a ectotermia e pele permeável, a regulação da temperatura corpórea e do balanço de água dos anfíbios anuros é fortemente influenciado por contingências ambientais, com consequências importantes para sua aptidão e sobrevivência. Informações sobre parâmetros fisiológicos serão compilados da literatura e acrescidos de um conjunto de dados já coletados pelo proponente. Similarmente, o mapeamento e distribuição das condições de temperatura e umidade, no nível de microescala, irá incorporar dados (e modelos) já disponíveis com um banco de dados já coletados pelo proponente. O principal resultado antecipado deste projeto é uma apreciação robustamente fundamentada em parâmetros fisiológicos da ocupação de habitat, persistência e risco de eliminação de populações e extinção para anfíbios anuros da Floresta Atlântica. Um outro resultado, este mais duradouro, é a implantação de uma nova temática de pesquisa focada em modelagem mecanística, decorrente da aquisição de competência pelo proponente nessa área de especialidade. Essa perspectiva é bastante promissora pois temos atualmente grupos bem estabelecidos trabalhando em fisiologia animal e em modelagem ecológica, porém, com pouca integração entre áreas. Desta forma, uma abordagem integrativa na interface destas áreas poderia produzir estudos de destacada relevância e vanguarda, tanto na exploração de novos casos e temas como na incorporação de novas camadas de complexidade - por exemplo, desmatamento e fragmentação florestal, plasticidade fenotípica, adaptação evolutiva, migração, etc. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLEMENTE, AMANDA C.; SENZANO, LUIS M.; GAVIRA, RODRIGO S. B.; ANDRADE, V, DENIS. Feeding alters the preferred body temperature of Cururu toads, Rhinella diptycha (Anura, Bufonidae). COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 249, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.
TIMPONE, LUA T.; GAVIRA, RODRIGO S. B.; ANDRADE, V, DENIS. Effects of temperature and meal size on the postprandial metabolic response of Leptodactylus latrans (Anura, Leptodactylidae). JOURNAL OF EXPERIMENTAL ZOOLOGY PART A-ECOLOGICAL AND INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.