Busca avançada
Ano de início
Entree

Seriniquinona e seu derivado LT406 como agentes antimelanoma em modelos experimentais

Processo: 18/07661-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Leticia Veras Costa Lotufo
Beneficiário:Amanda Soares Hirata
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/17177-6 - Abordagem integrada na prospecção sustentável de produtos naturais marinhos: da diversidade a substâncias anticâncer, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Melanoma   Oncologia experimental   Autofagia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autofagia | Dermicidina | melanoma | Seriniquinona | Oncologia experimental

Resumo

O câncer é a segunda principal causa de morte hoje no mundo, tornando importante o desenvolvimento de novos fármacos e o estudo das bases moleculares da tumorigênese. Através da bioprospecção de metabólitos secundários de micro-organismos, a seriniquinona (SQ) foi isolada de uma bactéria marinha do gênero Serinicoccus. Estudos posteriores mostraram que SQ regula a expressão do gene da dermicidina (DCD), proteína de função ainda não esclarecida na neoplasia, e induz a morte celular por autofagia com seletividade para células de melanoma, o mais agressivo dos cânceres de pele. Estudos mais recentes, junto ao derivado sintético da SQ nomeado de LT406, foram avaliados a citotoxicidade, a formação de colônias e o ciclo celular em linhagens de melanoma com as mutações mais recorrentes: BRAFV600E e NRAS. Com resultados promissores, ambas as substâncias apresentaram potencial anti-tumoral, sendo necessários mais estudos referentes ao mecanismo de ação. Além disso, no presente projeto também será abordado o tratamento de células de melanoma resistentes ao vemurafenibe (PLX4032), fármaco usado hoje na clínica onde a quimiorresistência é muito relatada. Serão realizados ensaios in vitro para avaliação da toxicidade e do mecanismo de ação com especial ênfase na participação da proteína dermicidina nos mecanismos de quimioressistência e na ação da SQ. Também serão realizados estudos in vivo a partir de modelo xenográfico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HAMMONS, JUSTIN C.; TRZOSS, LYNNIE; JIMENEZ, PAULA C.; HIRATA, AMANDA S.; COSTA-LOTUFO, LETICIA V.; LA CLAIR, JAMES J.; FENICAL, WILLIAM. Advance of Seriniquinone Analogues as Melanoma Agents. ACS Medicinal Chemistry Letters, v. 10, n. 2, p. 186-190, . (16/10854-5, 18/07661-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE SISTEMAS NANOESTRUTURADOS, CRISTAIS LÍQUIDOS DO TIPO LAMELAR DE FORMA ESTÁVEL, USO DOS REFERIDOS CRISTAIS LÍQUIDOS, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE ALBUMINA, AS REFERIDAS NANOPARTÍCULAS DE ALBUMINA E USOS DAS NANOPARTÍCULAS DE ALBUMINA BR1020210222808 - Universidade de São Paulo (USP) . LUCIANA BIAGINI LOPES, ALEXSANDRA CONCEIÇÃO APOLINÁRIO, RODRIGO DOS ANJOS MIGUEL, KELLY ISHIDA, VINÍCIUS MORAIS BARROSO, AMANDA SOARES HIRATA, LETICIA VERAS COSTA LOTUFO - 05 de novembro de 2021