Bolsa 18/12665-0 - Escassez de água, Microbiologia do solo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre fungos micorrízicos e espécies de eucalipto com diferentes níveis de tolerância ao déficit hídrico

Processo: 18/12665-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 05 de setembro de 2018
Data de Término da vigência: 04 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso
Beneficiário:Bruna Andréia de Bacco Lopes
Supervisor: Siobhán Staunton
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Institute de Recherche pour le Développement, Marseille (IRD), França  
Vinculado à bolsa:17/16608-9 - Relação entre fungos micorrízicos e espécies de eucalipto com diferentes níveis de tolerância ao déficit hídrico, BP.MS
Assunto(s):Escassez de água   Microbiologia do solo   Micorriza   Eucalipto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:déficit hídrico | Eucalipto | Micorriza | Microbiologia do Solo

Resumo

O gênero Eucalyptus corresponde a quase 80% das florestas plantadas no Brasil, o que faz da silvicultura uma atividade de grande importância no cenário nacional e internacional. Apesar de sua adaptabilidade, o eucalipto não deixa de estar sujeito aos prejuízos que as mudanças climáticas podem causar, especialmente o déficit hídrico. A maioria das plantas possui estratégias de sobrevivência em situações de escassez de água. Pode-se dizer que a associação com fungos micorrízicos (FM) é uma delas, pois aumentam a absorção de água e nutrientes pelas raízes. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é avaliar a colonização de fungos micorrízicos em seis espécies de Eucalyptus com diferentes níveis de tolerância à seca. Serão realizados dois ensaios: um em campo e outro em casa de vegetação. Em casa de vegetação, os vasos serão submetidos a diferentes níveis de água: 50, 75 e 100% da capacidade de campo durante três meses. No campo, serão realizadas coletas em dois períodos diferentes: após o período seco e após o período chuvoso. As amostras de solo e raízes finas coletadas dos dois experimentos serão submetidas a análises microbiológicas e moleculares. Será avaliada a colonização radicular por FM, analisados os genes ITS por PCR quantitativo (qPCR) e a estrutura da comunidade fúngica pelo polimorfismo terminal do fragmento de restrição (T-RFLP). Por fim, todos os dados serão analisados estatisticamente (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, BRUNA ANDREIA DE BACCO; SILVA, ANTONIO MARCOS MIRANDA; SANTANA, MAIELE CINTRA; FEILER, HENRIQUE PETRY; PEREIRA, ARTHUR PRUDENCIO DE ARAUJO; TEIXEIRA, MARCOS FERREIRA; DE ARAUJO, VICTOR LUCAS VIEIRA PRUDENCIO; DE AVILA, PATRICIA ANDRESSA; GONCALVES, JOSE LEONARDO DE MORAES; STAUNTON, SIOBHAN; et al. Arbuscular Mycorrhizal Fungi and Soil Quality Indicators in Eucalyptus genotypes With Different Drought Tolerance Levels. FRONTIERS IN FUNGAL BIOLOGY, v. 3, p. 13-pg., . (16/18944-3, 18/12665-0, 18/20553-8, 17/16608-9, 18/20607-0, 19/13436-8)