Busca avançada
Ano de início
Entree

Reações de acoplamento C-C estereosseletivas catalisadas por níquel: design, avaliação de ligantes e aplicações sintéticas

Processo: 18/08627-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Carlos Roque Duarte Correia
Beneficiário:Carson Wanderley Wiethan
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/25770-6 - Novas fronteiras em reações de acoplamento cruzado mediadas por paládio: associando catálise enantiosseletiva, ativações C-H, novos materiais e reações em fluxo visando alta eficiência e sustentabilidade em processos sintéticos, AP.TEM
Assunto(s):Organocatálise   Níquel   Ligantes

Resumo

Muitos dos processos catalíticos atualmente empregados industrialmente fazem uso de metais raros e de elevado valor comercial. Porém, a substituição destes por metais base (Fe, Cu, Ni, etc) nem sempre é algo trivial. Neste sentido, este projeto propõe o desenvolvimento de novos sistemas catalíticos baseados em níquel para a aplicação em acoplamentos de aza- e oxa-Heck-Matsuda, bem como em reações de dessimetrização intermolecular de compostos carbonílicos via reações de ±-arilação assimétrica. Para tal, será avaliada a síntese de novos ligantes do tipo N, N e fosfinados, onde serão estudados as influências estereoeletrônicas de diferentes substituintes na atividade catalítica do metal. Posteriormente, será realizado a síntese e a caracterização de pré-catalisadores baseados em complexos Ã-aril níquel derivados dos ligantes sintetizados, bem como a avaliação de metodologias sintéticas para a obtenção da melhor performance dos mesmos nas transformações propostas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCARPA DE SOUZA, EDSON LEONARDO; WIETHAN, CARSON; DUARTE CORREIA, CARLOS ROQUE. Iron-Catalyzed Meerwein Carbooxygenation of Electron-Rich Olefins: Studies with Styrenes, Vinyl Pyrrolidinone, and Vinyl Oxazolidinone. ACS OMEGA, v. 4, n. 20, p. 18918-18929, NOV 12 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.