Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação do promotor SMyHC III pelos receptores nucleares AR, GR e Coup-TFII: um trabalho solo ou conjunto?

Processo: 18/02481-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ana Carolina Migliorini Figueira
Beneficiário:Izabella Luisa Tambones
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/13928-8 - Caracterização biofísica e estrutural do complexo GR/COUP-TFII, BE.EP.MS
Assunto(s):Receptores citoplasmáticos e nucleares   Receptores androgênicos   Receptores de glucocorticoides   Mapeamento de interação de proteínas   Sistema cardiovascular   Átrios do coração

Resumo

Os Receptores Nucleares (NRs) correspondem a uma superfamília de fatores de transcrição que podem ser regulados por ligantes, e atuam frente a regulação de genes específicos. O receptor órfão, Coup-TFII (Chiken ovalbumin upstream promoter-transcription factor) tem sido sugerido como um dos principais fatores envolvidos com o desenvolvimento cardíaco via controle do gene Slow myosin heavy chain 3 (SMyHC III). O promotor envolvido com o processo de controle da diferenciação atrial que ativa o gene SMyHC III porta em sua sequência um elemento complexo de resposta a receptores nucleares (ECRRN) composto por 33 pares de bases que contém sítios de ligação para NRs, tais qual o Coup-TFII. Estudos já realizados por nosso grupo de pesquisa, por meio de transfecção transiente, revelaram a ação ativadora do Coup-TFII sobre o promotor SmyHC III, ligando-se ao elemento ECRRN. Além disso, também foram realizados estudos prévios no qual evidenciaram diferenças na ativação do promotor sob diferentes combinações dos receptores de andrógenos (AR) e de glicocorticoides (GR) com o Coup-TFII, sugerindo um possível trabalho conjunto entre Coup-TFII, GR e AR. Dessa forma o presente estudo tem como objetivo avaliar, in vitro, interações proteína-proteína e proteína-DNA envolvendo os receptores AR, GRs e COUP-TFII e a possível relação entre seus papéis no desenvolvimento atrial, via regulação do SMyHC III. As análises para verificação da afinidade proteína-proteína e DNA-proteína serão realizadas por meio de experimentos de Anisotropia de fluorescência e, também, de Termoforese em microescala. A preocupação, bem como a possibilidade, em elucidar os diferentes mecanismos de regulação e as redes de interação dos NRs sobre o desenvolvimento embrionário cardíaco tem se mostrado crescente dentro do cenário científico, dada a grande importância biológica desse processo. Assim, os resultados a serem obtidos por meio do presente trabalho poderão contribuir para a elucidação dessas vias regulatórias, que atuam direta ou indiretamente com o processo biológico de diferenciação cardíaca atrial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO FILHO, HELDER VERAS; TAMBONES, IZABELLA LUISA; GONCALVES DIAS, MARIELI MARIANO; VIDEIRA, NATALIA BERNARDI; BRUDER, MARJORIE; AMATO, ANGELICA AMORIM; MIGLIORINI FIGUEIRA, ANA CAROLINA. Modulation of nuclear receptor function: Targeting the protein-DNA interface. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 484, p. 1-14, MAR 15 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.