Busca avançada
Ano de início
Entree

Física das partículas além do modelo padrão: estruturas curvadas, Camaleões e holografia

Processo: 18/11721-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de setembro de 2018
Vigência (Término): 14 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Rogério Rosenfeld
Beneficiário:Sylvain Pierre Joseph Fichet
Supervisor no Exterior: Mark B. Wise
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : California Institute of Technology, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/21477-2 - Física de partículas na escala electro-fraca: modelos e interpretações, BP.PD
Assunto(s):Grande Colisor de Hádrons   Fenomenologia

Resumo

A Física além do Modelo Padrão (SM) pode estar além da escala TeV e ser tipicamente explorada pelo LHC, ou pode ser leve e muito fracamente acoplada ao SM, formando então um "setor escuro" que possivelmente modifica a gravidade a longa distância. Este projeto de pesquisa propõe direções abrangendo ambos os paradigmas. Vamos explorar a possibilidade de que o setor escuro seja uma teoria de campo conforme (CFT) quebrada no IR. Este modelo tem uma realizaçao dual em espaço AdS. Também vamos desenvolver um formalismo de holografia dupla que pode ter consequências interessantes para entender melhor o surgimento de pólos de um CFT. Este modelo de setor escuro holográfico também fornece um modelo UV para teorias de gravidade modificadas e apresenta um elegante mecanismo de camaleão extra dimensional. Assim, também desenvolveremos a idéia de quebra de supersimetria camaleônica, onde a supersimetria é quebrada apenas em regiões de alta densidade de matéria como a Terra, o que pode ser uma solução para o problema da constante cosmológica. O espaço AdS foi previamente usado para resolver o problema da hierarquia por Randall e Sundrum. Seguindo essa intuição, exploraremos a possibilidade de explicar o problema da hierarquia eletrofraca usando deformação no espaço dos campos, a partir de uma variedade escalar quase hiperbólica. O setor escuro conforme pode exigir novos métodos para ser detectado. Por isso, planejamos estudar a sinergia entre o possível detector FASER e os detectores de prótons recentemente instalados no LHC.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAX, PHILIPPE; FICHET, SYLVAIN. Quantum chameleons. Physical Review D, v. 99, n. 10 MAY 20 2019. Citações Web of Science: 2.
BUCKLEY, ANDY; CITRON, MATTHEW; FICHET, SYLVAIN; KRAML, SABINE; WALTENBERGER, WOLFGANG; WARDLE, NICHOLAS. The simplified likelihood framework. Journal of High Energy Physics, n. 4 APR 8 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.