Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização da análise de componentes principais para a construção de modelos de ordem reduzida

Processo: 18/11410-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:Victor Zucatti da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):19/18809-7 - Estratégias de modelagem de ordem reduzida para simulação de escoamentos não estacionários, BE.EP.MS
Assunto(s):Dinâmica dos fluidos computacional

Resumo

Este trabalho aborda o estudo de modelos numéricos de ordem reduzida para a resolução de equações diferenciais parciais da mecânica dos fluidos. O desempenho dos computadores é hoje muito superior ao dos computadores utilizados há duas ou três décadas, mas para muitos problemas de mecânica dos fluidos o custo computacional ainda é inviável. É nesta realidade que repousa o interesse nos modelos de ordem reduzida. A combinação de técnicas de projeção e regressão esparsa juntamente com o método de análise de componentes principais (ACP) se mostra promissor nos dias de hoje. Há diversos artigos e trabalhos de outra natureza que são testemunha do grande potencial desses métodos. Por outro lado, é necessário cuidado e conhecimento a respeito das limitações intrínsecas ao se tratar um problema com esse ferramental. Neste trabalho, iremos investigar técnicas de modelagem de ordem reduzida juntamente com o método de ACP. Iremos desenvolver esses métodos para a solução de equações diferenciais parciais lineares e não-lineares representativas de problemas de mecânica dos fluidos. Posteriormente, iremos aplicar os métodos em simulações de dinâmica dos fluidos computacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUCATTI, VICTOR; LUI, HUGO F. S.; PITZ, DIOGO B.; WOLF, WILLIAM R. Assessment of reduced-order modeling strategies for convective heat transfer. NUMERICAL HEAT TRANSFER PART A-APPLICATIONS, v. 77, n. 7 JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.