Bolsa 17/10400-7 - Tabagismo, Hábito de fumar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito de cenas de consumo de cigarro em séries de TV na mudança de atitude antitabagista

Processo: 17/10400-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 20 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Leandro Leonardo Batista
Beneficiário:Júlia Meni Reis Calovi Fagundes
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tabagismo   Hábito de fumar   Atitudes   Linguagem de televisão   Séries   Estratégia da comunicação   Merchandising
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atitude | Efeitos da comunicação | Ética na publicidade | Merchandising | Tabagismo | Ética na propaganda

Resumo

Esta proposta de pesquisa tem como finalidade principal uma análise científica dos efeitos do Product Placement de consumo tabagista na atitude dos espectadores de séries de TV que contenham cenas de consumo de cigarro. O objetivo principal é investigar a capacidade destas cenas na mudança de atitude dos espectadores, considerando aspectos das ciências cognitivas tais como atenção e emoção no processamento destas cenas, usando para isso questionários estruturados e ferramentas de neurociência tais como o eye tracker (rastreador de olhos) para avaliar a atenção dada a estas cenas e medidores de condutância da pele para avaliar os aspectos emocionais gerados. Desta forma a pesquisa proposta fará uma comparação entre uma série veiculada antes das restrições impostas às indústrias de tabaco com outra mais recente, já dentro do período que restringiu a comunicação comercial destas indústrias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)