Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução da anatomia vocal associada à diversidade acústica em Bokermannohyla FAIVOVICH, Haddad, Garcia, Frost, Campbell & Wheeler, 2005 (Anura, Hylidae, Cophomantini)

Processo: 17/27137-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Flávio Alicino Bockmann
Beneficiário:Davi Lee Bang
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bioacústica   Evolução fenotípica

Resumo

A evolução de fenótipos de diferentes organismos tem sido amplamente estudada tendo em vista métodos comparativos filogenéticos, que permitem comparar esses fenótipos sob a luz de uma filogenia. Os anuros apresentam fenótipos comportamentais complexos, sendo um deles, importante em mecanismos de especiação, a comunicação vocal, que consiste principalmente na emissão de sinais estereotipados como o canto de anúncio. Com isso, existe um número considerável de estudos para fins de se entender a evolução de vocalizações em diferentes grupos de anuros. Todavia, considerando que a produção de sinais acústicos ocorre a partir da vibração de estruturas anatômicas (laringe e componentes associados) do aparato vocal quando na inalação e exalação de ar, a complexidade de um canto de anúncio pode ser influenciada de acordo, podendo haver respostas evolutivas correlacionadas em função de seleção sexual ou natural. No entanto, estudos que abarquem caracterizações da anatomia vocal são escassos e, por consequência, também não existem estudos macro evolutivos levando em consideração a eventual correlação entre aparato vocal e a diversidade de sinais acústicos. Mais ainda, a delimitação de homologias entre cantos de anúncio não se faz tão trivial em vista do critério assumido na literatura, o que aponta para a necessidade de avaliar todos os aspectos envolvidos no comportamento de vocalização. O gênero modelo - Bokermannohyla - apresenta considerável diversidade acústica, chamando a atenção para a aplicabilidade dos métodos comparativos para tentar entender padrões evolutivos na comunicação vocal do gênero e os possíveis mecanismos subjacentes a eles. Com isso, a presente proposta tem objetivo de caracterizar em detalhes o aparato vocal e sinais acústicos associados no gênero para ser possível delimitar homologias com mais clareza. A partir disso, tentar detectar padrões evolutivos tendo em vista a eventual correlação entre estruturas do aparato vocal e cantos de anúncio, para avaliar se diferenças ou semelhanças no primeiro expressam mudanças evolutivas ou conservadorismo no último ao longo da estruturação filogenética do gênero.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, ANDRE GOMES; BANG, DAVI LEE; GIARETTA, ARIOVALDO ANTONIO. Revisiting the advertisement call features of Scinax montivagus (Anura: Hylidae). NEOTROPICAL BIODIVERSITY, v. 5, n. 1, p. 41-46, JUL 31 2019. Citações Web of Science: 0.
MARINHO, PEDRO; DE CARVALHO, THIAGO RIBEIRO; BANG, DAVI LEE; DA VEIGA TEIXEIRA, BERNARDO FRANCO; AZARAK, PRISCILA ALENCAR; COSTA CAMPOS, CARLOS EDUARDO; GIARETTA, ARIOVALDO ANTONIO. Advertisement calls, intraspecific variation and species diagnosis of six Brazilian species of Elachistocleis (Anura: Microhylidae: Gastrophryninae). Zootaxa, v. 4521, n. 3, p. 357-375, NOV 15 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.