Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação genética da produção de leite de búfalas do rebanho da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios Polo Vale do Ribeirapolo

Processo: 18/10056-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Rafael Vilhena Reis Neto
Beneficiário:Amanda Fernandes Sandoval
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Registro. Registro , SP, Brasil
Assunto(s):Parâmetros genéticos   Búfalos   Produção de leite   Herdabilidade   Amostragem de Gibbs   Análise genética   Análise de variância   Vale do Ribeira (SP)

Resumo

A avaliação genética do rebanho de Búfalas da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta regional/Vale do Ribeira), será realizada por meio da estimativa de parâmetros genéticos para produção média de leite. No banco de dados que será utilizado contém 799 registros com a identificação dos animais, nome dos pais e seus números de registro, data de nascimento, número de partos realizados no decorrer dos anos, ano de registro, data do último parto, numeração contida no brinco, e a média de produção leiteira durante o período de lactação. Inicialmente será realizada uma análise de variância incluindo todas as variáveis ambientais e respectivas interações para constituir os grupos contemporâneos (GC) que por sua vez serão incluídos no modelo de avaliação genética como efeito fixo. Será realizada uma análise unicaráter, para estimar os componentes de variância e o valor genético dos animais para produção de leite de acordo com um Modelo Animal considerando o efeito fixo de grupos contemporâneos e aleatório genético aditivo. Serão realizados procedimentos bayesianos, por meio da cadeia de Gibbs, utilizando o sistema computacional MTGSAM. A herdabilidade será calculada utilizando a variância genética aditiva e a variância fenotípica e com os valores genéticos dos animais será realizado um estudo de regressão em função das gerações com o intuito de verificar a tendência genética do rebanho no decorrer dos anos. (AU)