Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades mecânicas e de barreira de nanocompósitos formados por politerftalato de etileno e óxido de grafeno (PET/GO)

Processo: 18/05440-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Guilhermino José Macêdo Fechine
Beneficiário:Gabriel Matheus Pinto
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia (MackGrafe). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50259-8 - Grafeno: fotônica e opto-eletrônica: colaboração UPM-NUS, AP.SPEC
Assunto(s):Nanocompósitos   Óxido de grafeno   Politereftalato de etileno (PET)   Propriedades mecânicas

Resumo

O grafeno e seus derivados foram amplamente divulgados no começo do século XXI, sendo isolado pela primeira vez através da esfoliação micromecânica do seu precursor, o grafite. Devido às suas excelentes propriedades, os materiais bidimensionais a base de carbono tem apresentado uma gama muito grande de possíveis aplicações, sendo uma delas a abordada neste projeto. Este projeto estará no campo do desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos, sendo estudado o sistema entre politerftalato de etileno (PET) e óxido de grafeno (GO). Segundo pesquisadores, as técnicas que permitem maior dispersão das nanopartículas na matriz polimérica e consequentemente, melhorias mais expressivas de propriedades, são as de pré-mistura por solução e polimerização in situ. Contudo, estas apresentam grandes limitações, como baixa velocidade e volume de produção, não se caracterizando como as mais adequadas para a indústria. Assim sendo, este projeto irá utilizar a técnica de mistura no estado fundido, por meio de uma extrusora dupla rosca, para a produção dos nanocompósitos a base de PET e GO. O principal objetivo deste trabalho será a obtenção de nanocompósitos de PET/GO com elevadas propriedades de barreira e mecânicas para o setor de embalagens, sem perda do elevado grau de transparência do PET. Será avaliada a dispersão, interação e morfologia dos nanocompósitos com base em três diferentes composições (0,05%, 0,1% e 0,3% em massa), além de serem caracterizadas as propriedades térmicas, mecânicas e de barreira. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.