Busca avançada
Ano de início
Entree

Raça, gênero e classe na obra Harry Potter: uma análise dialógica do discurso

Processo: 17/27061-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Pesquisador responsável:Luciane de Paula
Beneficiário:Ana Carolina Siani Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Gêneros literários   Fantasia (gênero)   Literatura infantojuvenil   Literatura inglesa

Resumo

O presente projeto propõe uma análise dialógica do discurso na obra literária Harry Potter, com foco nas relações de raça, gênero e classe. Busca responder a seguinte questão de pesquisa: o discurso de Harry Potter materializa os valores e embates sociais nas clivagens de raça, gênero e classe presentes na sociedade contemporânea? A hipótese é a de que, no âmbito do enredo da obra, tais relações constituam hierarquias na estrutura social do mundo bruxo, refletindo e refratando as questões sociais da realidade que lhe dão sentido. O projeto se ancora nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos realizados no interior do Círculo de Bakhtin, que concebe a obra literária como enunciado concreto em seu caráter ativo-responsivo. O cotejamento é o caminho metodológico para compreender a constituição dos sujeitos e/ou grupos sociais dentro da narrativa, bem como para a compreensão da constituição dos fios ideológicos e da construção interdiscursiva da obra. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.