Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de novos líquidos iônicos a partir de matérias-primas renováveis para conversão química de biomassa

Processo: 18/09861-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Júlio Cezar Pastre
Beneficiário:Gustavo Rodrigues Gomes
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/26378-2 - Desenvolvimento de metodologias e processos de síntese empregando uma nova plataforma tecnológica: a síntese de produtos naturais e derivados com potencial atividade farmacológica assistida por micro e meso reatores contínuos, AP.JP
Assunto(s):Síntese química   Líquidos iônicos   Biomassa   Bagaço de cana-de-açúcar   Aminoácidos   Melaço   Polietilenoglicóis

Resumo

Este projeto tem por finalidade sintetizar líquidos iônicos a partir de fontes renováveis e sua avaliar seu comportamento na conversão de biomassa. O projeto consiste em duas grandes propostas, a primeira baseia-se na síntese de dez exemplos de hidrogeno sulfato de betaínas como organocatalisadores para aplicação em reações de desidratação de carboidratos. Serão realizados estudos de estruturas modelo de carboidratos hidrossolúveis (frutose, glucose, sacarose) e polissacarídeos (celulose microcristalina), além do emprego de matérias-primas reais como melaço e bagaço de cana-de-açúcar nativo e pré-tratado. Como extensão dessa primeira proposta, pretendemos empregar micro reatores contínuos na produção desses derivados de carboidratos. A segunda proposta baseia-se na modificação química de Polietileno Glicol (PEG) com aminoácidos de colina para o fracionamento e conversão de lignina. Serão empregados PEGs de diferentes pesos moleculares e aminoácidos que apresentam cadeia lateral aromática (fenilalanina, triptofano e tirosina) e cadeia lateral de caráter básico (lisina, arginina e histidina) na síntese dos compostos. Uma vez obtido os compostos de interesse, será estudada a capacidade na modificação, despolimerização ou síntese de compostos aromáticos a partir da lignina presente no bagaço de cana-de-açúcar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, GUSTAVO RODRIGUES; PASTRE, JULIO CEZAR. Microwave-assisted HMF production from water-soluble sugars using betaine-based natural deep eutectic solvents (NADES). SUSTAINABLE ENERGY & FUELS, v. 4, n. 4, p. 1891-1898, APR 1 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.