Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais e funcionais de xilanases com potencial aplicação biotecnológica

Processo: 18/11730-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Ana Gabriela Veiga Sepulchro
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia   Biomassa   Despolimerização   Elementos estruturais   Polímeros (química orgânica)   Enzimas hidrolíticas   Hemicelulose   Endo-1,4-beta-xilanases   Processos bioquímicos

Resumo

A configuração do mundo atual aponta para uma necessidade de reformulação da matriz energética; nesse processo, a bioconversão de biomassa (material vegetal lignocelulósico constituído de três tipos de polímeros: celulose, hemicelulose e lignina) surge como uma alternativa sustentável e eficaz. No entanto, a parede celular apresenta uma recalcitrância significativa, que se impõe como um desafio à sua hidrólise enzimática. Nesse aspecto, o entendimento do mecanismo de ação das enzimas hidrolíticas, em nível molecular, durante o processo de decomposição dessa parede é de fundamental importância para o desenvolvimento de misturas enzimáticas. O atual projeto de pesquisa propõe o estudo de enzimas que atuem sobre a hemicelulose, segundo polímero mais abundante na natureza, em particular, aquelas que degradam o xilano, um grupo diverso de polissacarídeos constituintes da hemicelulose com a característica comum de uma espinha dorsal de resíduos de xilose unidos por ligações beta-(1,4). Propõe-se então a realização de expressão e purificação de enzimas da degradação do xilano para estudos bioquímicos, biofísicos, e estruturais das mesmas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEIKI KADOWAKI, MARCO ANTONIO; POLIKARPOV, IGOR. Structural insights into the hydrolysis pattern and molecular dynamics simulations of GH45 subfamily a endoglucanase from Neurospora crassa OR74A. Biochimie, v. 165, p. 275-284, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.