Busca avançada
Ano de início
Entree

Substituição de subprodutos de peixe por fontes lipídicas alternativas suplementadas com LC-PUFA n3 em dietas específicas para peixes marinhos.

Processo: 18/13000-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Alexandre Wagner Silva Hilsdorf
Beneficiário:Bruno Cavalheiro Araújo
Supervisor no Exterior: Maria Teresa Viana Castrillon
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Campus da Sede Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad Autónoma de Baja California, México  
Vinculado à bolsa:16/12435-0 - Influência da temperatura e de dietas com diferentes razões DHA/ARA na regulação da transcrição gênica, metabolismo lipídico e desempenho produtivo de juvenis de bijupirá (Rachycentron canadum), BP.PD
Assunto(s):Ácidos graxos   Nutrição   Metabolismo dos lipídeos

Resumo

Peixes marinhos são altamente dependentes de ácidos graxos polinsaturados de cadeia longa (LC-PUFAs) em sua nutrição, especialmente o ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA). A principal fonte utilizada para suprir esta exigência é provinda principalmente de subprodutos de peixes marinhos, como o óleo e farinha de peixe. A dependência por óleo de peixe pode ser considerado um fator limitante para a expansão da indústria no Brasil, uma vez que o custo deste ingrediente é extremamente alto, a produção instável e a qualidade nutricional altamente variável. Diversos estudos realizados com espécies comerciais de peixes marinhos demonstraram a viabilidade na substituição do óleo de peixe por ingredientes alternativos, como óleos vegetais e gorduras de animais terrestres, sem nenhum impacto no perfil de crescimento dos animais. No entanto, o metabolismo lipídico e principalmente a composição de ácidos graxos do filé são afetados negativamente, dado pela redução acentuada dos níveis de DHA e EPA. Com isso, algumas empresas multinacionais estão investindo no desenvolvimento de ingredientes com alta concentração desses importantes ácidos graxos, utilizando outras fontes marinhas como óleos e farinhas produzidos a partir de espécies de algas. No entanto, o custo de produção desses ingredientes ainda pode ser considerado alto, impossibilitando a substituição integral do óleo de peixe nas dietas. Para uma substituição adequada de produtos a base de peixe por ingredientes alternativos (como a gordura de frango e o cebo bovino), torna-se essencial conhecer mais sobre a fisiologia básica das espécies-alvo, com o intuito de produzir dietas específicas e de baixo custo. Com isso, a seguinte proposta visa testar dietas específicas para peixes marinhos, em especial para o California Yellowtail (Olhete), utilizando fontes lipídicas de baixo custo e produção estável, suplementadas com ingredientes ricos em DHA e EPA provenientes de espécies de algas marinhas. As fontes lipídicas alternativas que serão testadas neste projeto são produzidas em larga escala não apenas no México, mas também no Brasil, possibilitando a aplicação das técnicas, processos e resultados diretamente no setor da aquacultura nacional.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, BRUNO CAVALHEIRO; FLORES-GALVEZ, KRISHNA; HONJI, RENATO MASSAAKI; MAGALHAES BARBOSA, VITALINA; TERESA VIANA, MARIA; TINAJERO, AURORA; ANTONIO MATA-SOTRES, JOSE. Arachidonic acid effects on the overall performance, fatty acid profile, hepatopancreas morphology and lipid-relevant genes in Litopenaeus vannamei juveniles. Aquaculture, v. 523, JUN 30 2020. Citações Web of Science: 0.
ARAUJO, BRUNO CAVALHEIRO; ANTONIO MATA-SOTRES, JOSE; TERESA VIAN, MARIA; TINAJERO, AURORA; BRAGA, ANDRE. Fish oil-free diets for Pacific white shrimp Litopenaeus vannamei: The effects of DHA-EPA supplementation on juvenile growth performance and muscle fatty acid profile. Aquaculture, v. 511, SEP 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.