Busca avançada
Ano de início
Entree

Montagem e interação da comunidade microbiana na rizosfera de soja inoculada com consórcio de fixadores de nitrogênio

Processo: 18/14892-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Beneficiário:Luiz Gustavo Moretti de Souza
Supervisor no Exterior: Eiko Eurya Kuramae
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Local de pesquisa : Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences, Holanda  
Vinculado à bolsa:16/23699-8 - Manejo e coinoculação de microrganismos (Bradyrhizobium japonicum, Azospirillum brasilense, Bacillus subtilis e metabólitos microbianos) na cultura da soja, BP.DR
Assunto(s):Microbiologia

Resumo

A soja tem grande importância econômica e social para o Brasil, e o nitrogênio, o nutriente mais requerido pelas plantas, é totalmente suprido pela simbiose com bactérias. Para garantir a maximização do processo biológico, é necessário inocular estirpes de bactérias eficientes e competitivas, que acompanham o desenvolvimento tecnológico de novas cultivares. No Brasil, 50 milhões de doses de inoculantes foram comercializadas na safra 2016/2017. Este trabalho pretende determinar o estabelecimento, no solo, de populações microbianas (Bradyrhizobium japonicum - estirpe SEMIA 5079, B. diazoefficiens - SEMIA 5080, B. diazoefficiens - USDA 110, Rhizobium tropici - estirpe CIAT 889; Azospirillum brasilense Ab-V5 e Estirpes Ab-V6 e Bacillus subtilis - estirpe QST 713), que em um futuro tenham potencial para novos pacotes comerciais de co-inoculação para a cultura. Estudos sobre competição, antagonismos e sinergismos com a microbiota nativa em solos brasileiros são necessários para avaliar o estabelecimento de bactérias co-inoculadas. O sequenciamento da região do DNA que codifica o gene 16S rRNA contém informações suficientes para a análise filogenética e a montagem da comunidade microbiana de microrganismos fixadores de N e promotores de crescimento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORETTI, LUIZ GUSTAVO; COSTA CRUSCIOL, CARLOS ALEXANDRE; BOSSOLANI, JOAO WILLIAM; MOMESSO, LETUSA; GARCIA, ARIANI; KURAMAE, EIKO EURYA; HUNGRIA, MARIANGELA. Bacterial Consortium and Microbial Metabolites Increase Grain Quality and Soybean Yield. JOURNAL OF SOIL SCIENCE AND PLANT NUTRITION, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.