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Determinação da Confiabilidade Estrutural em Vigas Metálicas Protendidas Sob Carregamento Dinâmico e a Análise da Interação Dinâmica entre o Cabo de Protensão e a Viga Protendida

Processo: 18/11820-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de setembro de 2018
Vigência (Término): 10 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Marcelo Araujo da Silva
Beneficiário:Marcelo Araujo da Silva
Pesquisador Anfitrião: Jasbir S Arora
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Iowa, Estados Unidos  
Assunto(s):Otimização   Análise dinâmica   Confiabilidade estrutural   Não linearidade geométrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise dinâmica | Confiabilidade Estrutural | Estruturas Protendidas | não linearidade geométrica | otimização | Vigas Metálicas | Confiabilidade Estrutural e Análise Dinâmica

Resumo

Encontra-se em andamento o Projeto de Pesquisa, financiado pela FAPESP, sob o número de Processo 2017/06076, onde está sendo realizado, em conjunto pelo candidato, um estudo experimental e numérico sobre a influência da não linearidade geométrica em vibrações de estruturas de suporte de máquinas rotativas. O âmago desse projeto é analisar a influência da força de protensão, e consequentemente a não linearidade geométrica, no comportamento dinâmico de uma viga metálica sob excitação de um motor elétrico. Nesse caso, a abordagem é determinística. No projeto de pesquisa ora proposto, pretende-se realizar uma análise da influência da aleatoriedade das variáveis envolvidas na probabilidade de falha da estrutura. Grandezas tais como as dimensões da estrutura, o módulo de elasticidade, a força de protensão e a amplitude da força dinâmica serão tratadas como variáveis aleatórias. Análises de sensibilidade, para identificar as variáveis aleatórias que mais influenciam na solução do problema, serão realizadas. Uma abordagem adicional é a análise da interação dinâmica entre o cabo de protensão e a viga protendida propriamente dita. Normalmente o cabo de protensão encontra-se livre para vibrar no interior da viga, o que acaba gerando graus de liberdade adicionais no modelo, não necessariamente computados numa abordagem usual. Estudos teóricos preliminares mostram que esta interação pode ser bastante significativa. Técnicas de otimização serão utilizadas para a determinação da confiabilidade estrutural. Finalmente, serão utilizados os dados do presente projeto de pesquisa para complementar o estudo atualmente em andamento. Artigos serão escritos e submetidos para publicação em revistas científicas de prestígio internacional, enquanto que os programas e projetos obtidos serão disponibilizados para base de pesquisas de futuros orientados e empresas do setor.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, MARCELO A.; WAHRHAFTIG, ALEXANDRE M.; BRASIL, REYOLANDO M. L. R. F.. Remarks on optimization of impact damping for a non-ideal and nonlinear structural system. JOURNAL OF LOW FREQUENCY NOISE VIBRATION AND ACTIVE CONTROL, v. 40, n. 2, p. 948-965, . (05/02815-5, 06/04744-0, 18/11820-2)
SILVA, MARCELO A.; WAHRHAFTIG, ALEXANDRE M.; BRASIL, REYOLANDO M. L. R. F.. Remarks on optimization of impact damping for a non-ideal and nonlinear structural system. JOURNAL OF LOW FREQUENCY NOISE VIBRATION AND ACTIVE CONTROL, . (06/04744-0, 05/02815-5, 18/11820-2)

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